Home Social Ação alerta para a violência contra idosos em Santa Adélia
Ação alerta para a violência contra idosos em Santa Adélia PDF Imprimir E-mail
Seg, 01 de Julho de 2019 09:35

Passeata Idoso 17

Patrícia Cavalini

No dia 19 de junho, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Gessy Mota Formigoni realizou uma caminhada pelas ruas do centro de Santa Adélia como forma de chamar a atenção para a prevenção da violência contra a pessoa idosa.

A ação foi realizada no dia 19 por coincidir com as atividades de Pilates do Grupo de Fortalecimento de Vínculos de pessoas acima de 60 anos de idade, mas o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado no dia 15 de junho. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Durante a caminhada, um grupo de mais de quarenta idosos, acompanhados do profissional de Educação Física Marcio da Cunha e de funcionárias do CRAS, do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria do Bem-Estar Social, fizeram um trajeto partindo da Igreja Matriz, passando pela rua XV de Novembro, avenida Duque de Caxias, rua dos Expedicionários até o Centro de Convivência do Idoso.

Durante a ação um carro de som anunciou uma mensagem de conscientização contra a violência em relação à pessoa idosa; também teve distribuição de material impresso com informações sobre o tema; e também foram utilizadas faixas e cartazes confeccionados pelo Grupo de Fortalecimento de Vínculos composto por adolescentes no CRAS.

“Alertar nunca é demais, prevenir é sempre necessário. Além de conscientizar a população sobre o mal da violência, a caminhada também foi importante para mostrar a vitalidade que os idosos podem preservar quando convivem em um ambiente saudável, em uma família afetuosa, quando mantém um ciclo de sociabilidade e quando tem seus direitos garantidos”, disse a secretária do Bem-Estar Social, Marcela Alvares.

Passeata Idoso 25