piloto_floresta_urbana.jpg

Home Social Ações realizadas pela assistência social atingem toda a população
Ações realizadas pela assistência social atingem toda a população PDF Imprimir E-mail
Seg, 22 de Julho de 2019 11:11

Social 1

Uma das características das ações realizadas pela Política de Assistência Social de Santa Adélia, que engloba o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria do Bem-Estar Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é realizar ações que envolvem e atingem toda a população, desde as crianças até os idosos.

Prova disso, foram as atividades realizadas no primeiro semestre deste ano. Já em fevereiro aconteceu a 2ª Conferência Municipal do Idoso com a temática "Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas". Também neste mês foi inaugurado o Centro de Cursos de Qualificação Profissional Vereador Celso Luiz Lanza "Chapéu", que abriga a Escola de Beleza e outros cursos profissionalizantes. Logo em seguida, o primeiro curso já foi oferecido: Assistente de Cabeleireiro.

Em março, o Fundo Social de Solidariedade entregou para as santa-adelienses uma lembrança para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Também foi dado início, neste primeiro semestre, ao processo de escolha de conselheiros tutelares para o próximo quadriênio, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria do Bem-Estar Social.

Em maio, teve comemoração ao Dia das Mães com uma grande festa para idosos cadastrados no grupo da Terceira Idade. Também foi realizada a Campanha 18 de Maio, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que durou o mês todo e o foco de trabalho foram os professores. Estes receberam palestras sobre como alertar as famílias sobre esses assuntos e aos sinais que as crianças dão quando estão vivenciando esse tipo de violência.

Junho foi um mês intenso. No dia 12, foi realizada ação contra o trabalho infantil com anúncio na rádio comunitária, além de trabalhar o tema nas oficinas socioeducativas do CRAS.

A violência contra a pessoa idosa também fez parte das ações do mês. Para lembrar a data foi realizada uma caminhada pelo centro da cidade com o público da Terceira Idade que participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município e distribuição de panfleto informativo.

Para a Terceira Idade também teve Baile Junino, comemoração Junina no Lar dos Velhinhos e passeio em Jaci na Festa do Milho.

Além disso, foi realizada a Campanha do Agasalho. Entre maio e junho foram recolhidas roupas em 23 pontos e foi feita a coleta nas ruas para que o material fosse entregue às pessoas que mais necessitam.

Para a profissionalização e geração de renda da população, em junho e julho foram oferecidos cursos de artesanato em MDF em duas turmas pela professora Gabriela Novelini. Também teve curso de Maquiagem no distrito de Botelho e curso para as gestantes do município em abril.

"Além dessas ações, são realizadas mensalmente as reuniões com beneficiários dos Programas de Transferência de Renda pela Secretaria do Bem-Estar Social com temas pertinentes às campanhas relacionadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e demais temáticas relevantes aos beneficiários; ocorreram dois bailes da Terceira Idade pelo Fundo Social; foram realizadas ações intergeracionais pelo CRAS, unindo crianças, adolescentes e idosos; o CRAS também organiza o trabalho dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tal como o grupo que pratica Pilates como estratégia para um envelhecimento ativo e saudável", explicou a secretária do Bem-Estar Social, Marcela Alvares.

O Fundo Social também presta atendimento a toda a população com fraldas, alimentação específica, óculos, e outros itens emergenciais.

"É muito difícil colocar em poucas palavras todo o trabalho que vem sendo realizado por nossa gestão na Assistência Social, pois, graças ao empenho de cada funcionário, está sendo realizado um trabalho intenso e extenso. O CRAS, Fundo Social e a Secretaria tem buscado, juntos, oferecer o melhor para cada família de nossa cidade", finalizou a presidente do Fundo Social, Jucieli Costa.

Social 2

Social 3