BannerMunicipioVerdeAzul

Resolução conselho municipal de meio ambiente Guia de Arborização Urbana
Adelino Honorato Bertolo realiza ação de compostagem PDF Imprimir E-mail
Qui, 30 de Agosto de 2018 09:13

Alunos e fucionários da escola municipal Adelino Honorato Bertolo realizaram uma ação de compostagem.

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios microrganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

A grande maioria da população não sabe sobre a compostagem e não a utiliza, porque não sabe das vantagens desse processo.

A ação teve ínicio com as professoras de Ciências da escola, que primeiro explicaram sobre o que é a compostagem, quais seus benefícios, como calclular a relação carbono e nitrogênio do processo; qual a melhor época do ano; o prazo de estabilização, entre outros aspectos.

Em seguida, todos foram para a área externa da escola onde foi realizada a parte prática da compostagem. Para esta ação foi escolhida a compostagem com esterco e resto de grama, que posteriormente será usada para adubar as plantas do jardim da escola.

A coordenadora de Meio Ambiente Flávia Banhos Hercolin demonstrou como fazer a compostagem, como deve ser cuidada, já que a partir de agora os cuidados serão feitos pelos alunos, funcionários e professores da escola e será usada na própria unidade escolar. O diretor Neto Zanella informou que a prática será adotada permanentemente na escola, já que os jardins são grandes e precisam de adubação constante.