piloto_floresta_urbana.jpg

BannerMunicipioVerdeAzul

Home Meio-Ambiente Alunos da EMEF Adelino Honorato Bertolo realizam visita à nascente do rio São Domingos
Resolução conselho municipal de meio ambiente Guia de Arborização Urbana
Alunos da EMEF Adelino Honorato Bertolo realizam visita à nascente do rio São Domingos PDF Imprimir E-mail
Ter, 20 de Agosto de 2019 08:01

Visita Nascente Sao Domingos 14

Alunos do Ensino Fundamental da escola Adelino Honorato Bertolo de Santa Adélia, juntamente com suas respectivas professoras, realizaram uma visita técnica à nascente do Rio São Domingos, no último dia 9, com o monitoramento do agrônomo José Rigoldi e do técnico agrícola Marcelo Malavazi.

A ação também ajudou a complementar o assunto que já tinha sido abordado em sala de aula. A grande surpresa por parte dos alunos foi à descoberta de que a nascente de um rio pode possuir um grande volume de água e uma enorme extensão, pois imaginavam que iriam encontrar um pequeno buraco"brotando" água.

A grande diversidade de animais da fauna brasileira que vive próximo as nascentes também foi outra novidade para os alunos. As professoras aproveitaram a visita para reforçar o tema meio ambiente. Foi uma visita importante na parte visual e na parte do aprendizado.

O agrônomo ressaltou que na bacia do São Domingos estão registradas 62 nascentes e cerca de 20 delas estão dentro da Fazenda Santa Sofia, onde está a nascente do rio São Domingos. José Rigoldi também explicou que esta é a Nascente Modelo do município e que é preservada há muitos anos.

"As crianças tiveram oportunidade de conhecer na realidade uma nascente e despertar o interesse de preservação, tendo a certeza que ficou muito aprendizado e curiosidades que foram transmitidas para seus colegas de escola, familiares e vizinhos. Tudo se torna mais interessante e real quando é visitado e conhecido. Levar os alunos à nascente, desperta mais fortemente a consciência ambiental de cadaum", disse a secretária da Educação, Sandra Simon.

Visita Nascente Sao Domingos 15