Home Educação Alunos da rede municipal aprendem uso inteligente de energia com carreta da CPFL
Alunos da rede municipal aprendem uso inteligente de energia com carreta da CPFL PDF Imprimir E-mail
Ter, 10 de Novembro de 2015 10:56

Carreta-CPFL.jpg

O uso consciente de energia elétrica ganhou um reforço em Santa Adélia nesta semana. Alunos visitaram nos dias 03 e 04 de novembro a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia.

Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de forma inteligente.

Cerca de 600 alunos do 2º ao 5º ano da rede municipal de ensino das escolas Robe Ramalho de Miranda Abdo, Diego Segura Martins, Dr. Luiz Dumont, Adelino Honorato Bertolo e Iracema de Moraes Marchezini, do distrito de Botelho, visitaram a carreta do projeto "CPFL nas Escolas". O trabalho começou em maio, com a capacitação de professores, que trabalharam com as crianças o uso racional de energia.

A carreta era composta por três salas. Na primeira, os alunos assistiram a um filme 3D sobre as formas de energia. Na segunda, aprenderam sobre os tipos de lâmpadas e quais as mais econômicas, além de saber quais aparelhos consomem mais energia. Na terceira e última sala, os alunos descobriram várias coisas que não podem ser feitas, como colocar o dedo na tomada, roupa para secar atrás de geladeiras, além de ver na prática, com experimentos reais, como a energia é gerada pela água, pelo sol e pelo vento.

"Com a carreta as crianças viram na prática tudo o que aprenderam durante o desenvolvimento do programa. Assim as crianças aprendem e, com certeza, levam a informação também para suas casas. Esse foi o nosso grande objetivo com o programa: que elas cresçam sabendo economizar energia e preservar a natureza, além de transmitir esse conhecimento em casa, na escola e com a família", disse a secretária da Educação, Néia Novelini da Cruz.