piloto_floresta_urbana.jpg

Home Empreendedorismo Alunos de cursos de qualificação participam de palestra sobre Empreendedorismo
Alunos de cursos de qualificação participam de palestra sobre Empreendedorismo PDF Imprimir E-mail
Seg, 03 de Setembro de 2018 16:34

Patrícia Cavalini

Os alunos dos cursos de qualificação de Assistente Administrativo e Agente Comunitário de Saúde participaram no dia 27 de agosto, de uma palestra sobre Empreendedorismo no Centro de Lazer do Trabalhador Mário Vechiato, o Panelão.

A ação foi uma parceria do Sebrae, Secretária do Bem-Estar Social e das agentes de desenvolvimento de Santa Adélia.

O analista de negócios Andrei Vergílio, do Escritório Regional do Sebrae de São José do Rio Preto, explicou que empreendedorismo é o ato de empreender, ou seja, fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou para a sociedade. No mundo dos negócios, o termo se refere à busca por novas oportunidades por meio da criatividade e da inovação.

Uma das formas mais comuns de empreendedorismo é a abertura de novas empresas, inicialmente de pequeno porte. Por esse motivo, é comum que qualquer indivíduo que se arrisque a abrir seu próprio negócio seja chamado de empreendedor.

No entanto, a definição formal de empreendedorismo pressupõe colocar em prática uma ideia nova, oferecendo um serviço ou produto inédito ou adotando uma nova maneira de fazer algo que já existe. Para ser um verdadeiro empreendedor, portanto, é preciso ser, de certa forma, pioneiro.

Andrei também orientou os alunos ainda sobre os processos, obrigações e responsabilidades e benefícios na formalização do MEI (Microempreendedor Individual). Ainda explicou o que é o MEI, quais as regras, quanto custa, quais os benefícios, o que fazer antes de formalizar, as obrigações do MEI, sobre o Portal do Empreendedor e como o Sebrae pode ajudar.

"A ação teve como objetivo dar mais orientações a esses alunos que estão terminando o curso e em breve estarão no mercado de trabalho em busca de uma oportunidade. Informação sempre é importante e queremos que nossos alunos estejam além de qualificados, preparados para buscar novas oportunidades", disse a secretária do Bem-Estar Social.

Na mesma data, o Sebrae Móvel também esteve em Santa Adélia atendendo e tirando dúvidas de empreendedores e empresários sobre diversos temas relacionados aos negócios.