Alunos recebem certificados do Proerd PDF Imprimir E-mail
Sex, 03 de Dezembro de 2010 14:35
033_small
Na tarde da segunda-feira, 29 de novembro, no Auditório Paroquial, 204 alunos das 4ª séries das escolas “Adelino Honorato Bertolo”, “Robe Ramalho Miranda Abdo”, “Iracema de Moraes Marchezini”, “Diego Segura Martins” e “Dr. Luiz Dumont”, receberam o certificado do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O Proerd é uma realização do 30º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura de Santa Adélia, através da Secretaria de Educação.

Estiveram presentes na solenidade e compuseram a mesa principal o major Lourenço Mondin, comandante interino do 30º Batalhão da Polícia Militar; Euclides Balancin, vice-prefeito; Claudinéia Novelini da Cruz, secretária da Educação; Marco Antonio Della Valle Moraes, sargento do 2º grupamento da Polícia Militar; diretoras das escolas do município; e o vereador Paulo Roberto Capriotti Rubio. Também foram convidados Isabel e Fabiano Morelli, pais do formando Gabriel, para representar todos os pais dos alunos. Além dos policiais militares que orientaram os alunos durante as aulas do Proerd: Stevens, Joselaine e Elenir.

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que as crianças e adolescentes iniciem o seu consumo, que educa os alunos em seu meio natural, a escola, com auxílio de policiais militares e apoio dos professores.

Durante as aulas do Proerd, todos os participantes desenvolveram uma redação, e um aluno destaque de cada sala recebeu uma medalha durante a formatura.

Os formandos também receberam certificados do programa, onde assumiram através de juramento compromisso de atuarem como multiplicadores dos ensinamentos adquiridos e ficaram intimados a repassarem para seus pais, irmãos, parentes e amigos o que aprenderam durante as aulas do Proerd. Cada escola também fez uma apresentação.

O major Lourenço Mondin disse que o principal objetivo é “plantar a sementinha nessas crianças sobre a prevenção das drogas”.

O vice-prefeito Euclides Balancin parabenizou os alunos e disse que muitas pessoas podem alertá-los sobre as drogas, mas depende de cada um dizer não. “Pais, professores, amigos, todos podem falar para vocês o que acontece com que usa drogas, mas são só vocês que podem dizer não. Outros fatores importantes no bom desenvolvimento dos alunos são a família e a escola, que com dignidade e bons exemplos, podem ensinar que existem coisas melhores, que dão muito mais sentido a nossa vida”.

“Sabemos da importância da conscientização sobre as drogas, mas também sabemos que esse trabalho, principalmente nas escolas, tem que ser desenvolvido de uma maneira mais rigorosa, e o Proerd nos ajuda a proporcionar essa conscientização aos nossos alunos”, disse a secretária da Educação, Claudinéia Novelini da Cruz.

Claudinéia agradeceu aos policiais militares que desenvolveram o programa este ano no município, aos funcionários e professores das escolas e também ao prefeito Marcelo Hercolin, pelo apoio e incentivo.

Dezembro/2010