BannerMunicipioVerdeAzul

Home Meio-Ambiente Arborização e cuidados com o Meio Ambiente marcam ação na escola Adelino Honorato Bertolo
Resolução conselho municipal de meio ambiente Guia de Arborização Urbana
Arborização e cuidados com o Meio Ambiente marcam ação na escola Adelino Honorato Bertolo PDF Imprimir E-mail
Seg, 17 de Setembro de 2018 18:45

A preservação do Meio Ambiente é cada vez mais importante. E foi pensando em contribuir com essa causa que a Prefeitura realizou o plantio de mudas na E.M.E.F. Adelino Honorato Bertolo, pois não havia nenhuma árvore plantada defronte a escola. A área também faz parte de uma Área de Preservação Permanente (APP).

A escola tem recebe aproximadamente 700 alunos nos períodos da manhã e tarde. Essa necessidade de árvores existia na entrada da escola.

O intuito foi arborizar para proporcionar bem-estar e melhora da qualidade de vida dos alunos. Santa Adélia possui temperaturas elevadas durante todo o ano, então as árvores também terão o propósito de ajudar a amenizar o clima, além de incentivar os alunos e professores a cuidar das mesmas e ensinar a importância das árvores nativas.

A coordenadora de Meio Ambiente, Flávia Banhos Hercolin, reuniu alunos e professores para o plantio. Foram plantados exemplares de Pau Brasil (Caesalphinia echinata) totalizando 10 mudas com porte de 1,70m.

“As árvores possuem papel de destaque não só pela sombra proporcionada por sua copa, mas também com a absorção da radiação solar e a transpiração do vapor de água, reduzindo a temperatura na sua região no local onde foram plantadas. Também serão de suma importância para controle de erosões no talude e há diminuição da poluição sonora. Isso porque as plantas funcionam como barreira para as ondas de som, principalmente as menores. As árvores também não só diminuem a velocidade, como alteram a direção dos ventos. Assim, ventanias que trazem estragos, como as que destroem telhados de construções, são enfraquecidas”, explicou a coordenadora.

No total, foram plantadas 10 mudas que serão cuidadas pelos alunos e professores da escola. Além dos benefícios já citados, o plantio e cuidado com as árvores proporcionam aos alunos uma melhor consciência ambiental, pois já crescem sabendo da importância das árvores. “Conscientizar os alunos que é com pequenos gestos como plantar uma árvore, que tornaremos nossa vida melhor”, disse o diretor Neto Zanella.

“Este é um trabalho principalmente de conscientização, que tem como principal objetivo inserir na consciência dessas crianças a importância da preservação do meio ambiente e das árvores. Plantar é um ato simbólico, que inicia uma longa relação com aquela árvore de cuidado com, neste caso, a escola, com a cidade e com o planeta”, finalizou a coordenadora.