piloto_floresta_urbana.jpg

Home Social Assistência Social realiza ações da Campanha ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Assistência Social realiza ações da Campanha ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil PDF Imprimir E-mail
Ter, 18 de Junho de 2019 10:45

 

Trabalho Infantil

Patrícia Cavalini

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal do Bem Estar Social de Santa Adélia realizaram ação sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Uma das ações deu-se com o anúncio durante na rádio Serra Dourada a respeito da campanha, com a seguinte frase: "Neste 12 de junho é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Toda criança merece ser criança e ter seus direitos respeitados e assegurados".

"O objetivo de anunciar essa data na rádio local é que a mensagem pudesse chegar ao maior número de pessoas possível, pois em qualquer lugar alguém pode estar ouvindo e se sensibilizar com essa causa. Ainda hoje muitas crianças são expostas a formas de trabalho que impedem seu desenvolvimento saudável e feliz. Por mais que essa realidade não seja tão latente em nosso município é preciso alertar a todos sobre os direitos de nossas crianças", disse a secretária do Bem Estar Social, Marcela Alvares.

De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção ao Trabalho Infantil (FNPETI), o dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo FNPETI, em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.