Atendimentos da Saúde em janeiro passaram de 7 mil Imprimir
Qua, 18 de Março de 2020 10:08

Saude

Patrícia Cavalini

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Adélia realizou apenas em janeiro de 2020 mais de 7 mil atendimentos em suas unidades.

Foram realizados 351 exames laboratoriais; 52 consultas de pré-natal; 2.291 consultas médicas em atenção básica; 26 consultas médicas em atenção especializada; 1.842 aferições de pressão arterial; mais de 200 tratamentos dentários, desde restaurações até curativos e extrações; 125 visitas domiciliares feitas por profissionais de nível médio; 154 avaliações antropométricas (método de investigação nutricional baseado na medição das variações físicas e na composição corporal); e 66 testes rápidos para detecção de HIV, hepatite C e sífilis.

Outro número que se destaca são os atendimentos da fisioterapia. Só em janeiro foram feitos 255 atendimentos. "O serviço teve um diferencial no ano passado, já que está atendendo em um novo espaço, com duas salas de atendimento e mais uma sala de avaliação. É um excelente espaço. Já temos profissionais de qualidade e agora também contamos com um espaço físico, mobiliários e aparelhos novos, já que em 2019 adquirimos para este setor novos aparelhos. Além de ser um dos serviços mais elogiados pela população", explicou o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

O prefeito afirma que a saúde é uma das suas prioridades. "Vejo estes números como avanços e conquistas e também como algo a que o cidadão tem direito, pois é nosso dever, como governantes, garantir o acesso à saúde", disse.

"Não é fácil promover todas estas ações neste setor, pois a cidade ainda tem educação, transporte, infraestrutura e tantas outras demandas. Mas procuramos fazer o nosso melhor com o orçamento que a cidade tem", disse Guilherme.

O prefeito lembra que os últimos meses têm se mostrado especialmente difíceis, pois com a queda na arrecadação, o poder de compra e de investimentos do município caiu significativamente. "Nosso cobertor é curto para tantas necessidades, mas acredito que o trabalho bem feito, como nossa equipe da Saúde sabe fazer, garantirá que a população continue tendo acesso aos serviços que podemos prestar", finalizou.

Ambulâncias – A Central de Ambulâncias da Prefeitura de Santa Adélia também apresentou números expressivos em janeiro. Foram 365 viagens para 950 pacientes e 471 acompanhantes. Foram rodados 67.289 quilômetros e gastos 7.691 litros de combustível.

São 25 veículos disponíveis para serviço da Saúde entre Santa Adélia e os distritos de Botelho, Santa Rosa e Ururaí. Os principais destinos das ambulâncias são Catanduva, São José do Rio Preto, Barretos, Campinas, São Paulo entre outras cidades do estado.