piloto_floresta_urbana.jpg

Home Saúde Atendimentos na Saúde de Santa Adélia passam de 63 mil no primeiro semestre
Atendimentos na Saúde de Santa Adélia passam de 63 mil no primeiro semestre PDF Imprimir E-mail
Seg, 22 de Julho de 2019 11:13

Guilherme e Fabricio Franco 5

Os seis primeiros meses de 2019 mostram que o atendimento prestado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Adélia continua com números expressivos.

O secretário de Saúde, Fabrício Franco, destacou o número de consultas médicas registradas nas unidades do município. Já são 16.272. Além disso, foram realizados 18.814 exames laboratoriais.

Outros números da Saúde também impressionam. "Em 2019 já realizamos 40 endoscopias, 737 ultrassons e 143 ecocardiografias", disse Fabrício.

Os atendimentos realizados pela fisioterapia foram 1.848. "O serviço teve um diferencial esse ano, já que está atendendo em um novo espaço, com duas salas de atendimento e mais uma sala de avaliação. É um excelente espaço. Já temos profissionais de qualidade e agora também contamos com um espaço físico, mobiliários e aparelhos novos", explicou o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

O prefeito afirma que a saúde é uma das suas prioridades. "Vejo estes números como avanços e conquistas e também como algo a que o cidadão tem direito, pois é nosso dever, como governantes, garantir o acesso à saúde", disse.

Outro ponto importante que Guilherme sempre apontou como uma de suas prioridades é a saúde bucal. O atendimento odontológico tem procurado oferecer prevenção e tratamento aos pacientes e os números são reveladores. Só em 2019, já foram entregues 105 próteses dentárias.

Outros números da Saúde também surpreendem:  coleta de papanicolaou, 352; glicemia capilar, 2.660; consultas pré-natal, 338; administração de medicamentos, 6.670; inalações, 964; e  aferição de pressão arterial, 14.434.

"Não é fácil promover todas estas ações neste setor, pois a cidade ainda tem educação, transporte, infraestrutura e tantas outras demandas. Mas procuramos fazer o nosso melhor com o orçamento que a cidade tem", disse Guilherme.

O secretário também lembra que a Saúde recebeu este ano dois Chevrolet Prisma que foram destinados ao transporte dos profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família. Segundo Fabrício, os veículos estão sendo utilizados para transporte da equipe técnica do programa, "para realizar atendimentos domiciliares e outros afazeres em que há necessidade de deslocamento da equipe, como médicos, enfermeiros e agentes".

A Prefeitura também investe na parte de infraestrutura das unidades de saúde. A UBS Antônio Caetano de Souza, que fica no Jardim Paulista, recebeu uma série de melhorias em 2019 para melhor atender aos pacientes.

O prefeito lembra que os últimos meses têm se mostrado especialmente difíceis, pois com a queda na arrecadação, o poder de compra e de investimentos do município caiu significativamente. "Nosso cobertor é curto para tantas necessidades, mas acredito que o trabalho bem feito, como nossa equipe da Saúde sabe fazer, garantirá que a população continue tendo acesso aos serviços que podemos prestar", finalizou.