piloto_floresta_urbana.jpg

Bomba da estação elevatória é substituída pela Prefeitura PDF Imprimir E-mail
Ter, 16 de Julho de 2019 10:55

Nova Bomba ETE 1

A estação elevatória São Domingos, que faz parte do sistema de esgoto de Santa Adélia, recebeu melhorias na última semana. A Prefeitura substituiu uma das bombas que realiza o envio do esgoto até a Estação de Tratamento. Desde a sua construção, a bomba nunca havia sido trocada.

A substituição deste equipamento permite que o esgoto seja todo remetido à Estação de Tratamento, tendo a destinação correta. “Fizemos esta importante substituição pensando nos muitos benefícios que trará à saúde preventiva, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, especialmente à preservação do nosso maior patrimônio natural, que é o rio São Domingos”, disse o prefeito Guilherme Colombo da Silva, que acompanhou a chegada da bomba e sua instalação na estação elevatória. A bomba tem vazão de 196 m³/h e custou R$ 28.464,00 para a Prefeitura e foi adquirida com recursos próprios.

O trabalho da estação é captar a água poluída e mandá-la para cima (por isso, o nome elevatória) para a Estação de Tratamento, que vai devolver a água limpa para o rio São Domingos. Esta estação faz parte do sistema que abrange toda a cidade. Santa Adélia ainda conta com mais uma elevatória, próxima ao portal de entrada, e a Estação de Tratamento, onde o esgoto passa por três lagoas até ser devolvido totalmente tratado ao rio.

Segundo o prefeito, as manutenções em toda a rede de esgoto são constantes em Santa Adélia, além de ser uma preocupação contínua da Administração. O esgoto tratado reduz a quantidade de organismos que provocam doenças; mais tratamento, menos sujeira, menos prejuízo ao meio ambiente. Esse cuidado tem consequências para a flora e fauna da região. Também gera economia, já que quanto mais a água do esgoto é tratada, menor o custo do tratamento da água potável para o consumo humano. Assim, as pessoas têm mais recursos hídricos disponíveis para uso industrial e comercial.

“Sabemos dos benefícios que o esgoto tratado traz a saúde dos munícipes e para o meio ambiente. Por isso, estamos sempre realizando manutenções, melhorias, reparos e agora a substituição da bomba para que a estação elevatória funcione em toda a sua capacidade”, finalizou o prefeito.

Troca bomba Estacao Elevatoria So Domingos 3