Home Saúde Campanha Fique Sabendo será realizada em Santa Adélia
Campanha Fique Sabendo será realizada em Santa Adélia PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Dezembro de 2019 14:32

Fique sabendo

A Prefeitura de Santa Adélia, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando mais uma campanha Fique Sabendo. O objetivo é ampliar o acesso da população ao teste de HIV (Aids), além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a diminuição da transmissão.

Este ano, além da testagem para HIV, a campanha vai oferecer também teste para sífilis, hepatites B e C.

Os testes serão feitos em todas as unidades de saúde de Santa Adélia, na próxima terça-feira, dia 03 de dezembro, no horário normal de atendimento. A UBS Carlos Palma, na Cohab, terá horário especial: das 18h às 22h.

“O teste é muito rápido e confidencial. Somente quem realiza e o paciente sabem do resultado. Estamos convocando todas as pessoas que nunca fizeram ou que estiveram em uma situação de risco que venham para realizar o exame”, disseram as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica de Santa Adélia.

Além do exame, as enfermeiras fazem encaminhamento, se necessário, e também aconselhamento.

A campanha Fique Sabendo é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio. No Estado de São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidos e esse é um dos fatores causadores do elevado número de óbitos relacionados com a Aids. “A descoberta precoce da infecção pelo HIV, juntamente com a adesão ao tratamento, é a melhor estratégia para melhorar a qualidade de vida e diminuir os índices de mortalidade”, explicam.

Já a preocupação com a sífilis se justifica por ser uma das maiores causas de aborto em gestantes e de sequelas no recém-nascido. “No adulto, ela pode causar danos severos no sistema neurológico em longo prazo”, finalizam as enfermeiras.