Home Saúde Campanha da gripe foi prorrogada até o próximo dia 15
Campanha da gripe foi prorrogada até o próximo dia 15 PDF Imprimir E-mail
Seg, 11 de Junho de 2018 18:02

Patrícia Cavalini

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Santa Adélia prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até a próxima sexta-feira, dia 15 de junho.

Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, idosos a partir de 60 anos, gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis, professores e demais profissionais que trabalham em creches, escolas e faculdades (mediante apresentação de documento que comprove seu cargo na escola), além dos trabalhadores da área da saúde. Vale destacar que portadores de doenças crônicas precisam apresentar a prescrição médica com motivo da indicação para a aplicação da vacina.

Em Santa Adélia já foram vacinadas 52,51% das crianças; 74,34% dos idosos; 61,96% dos trabalhadores da saúde; 53,19% das gestantes; 82,61% das puérperas; e 73,13% dos professores.

Apesar de não ser uma doença grave, e raramente provocar sintomas por mais de duas semanas, a gripe é responsável pela morte de milhares de pessoas, todos os anos, em razão da baixa imunidade, e/ou em decorrência do surgimento de outras doenças, como pneumonias. Além disso, surtos epidêmicos e endêmicos provocados por novas linhagens do vírus também são capazes de causar um número significativo de mortes.

“Por isso pedimos que todos que fazem partes dos grupos prioritários procurem os postos de vacinação o mais rápido possível para se imunizarem, a campanha não deve ser prorrogada novamente”, disse a enfermeira Laine Durante.

A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B.