Home Saúde Campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 17 de abril
Campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 17 de abril PDF Imprimir E-mail
Seg, 17 de Abril de 2017 16:07

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na segunda-feira, dia 17, em todo o país. Em Santa Adélia, os postos de Saúde estarão realizando o atendimento à população para vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos; idosos; pessoas com comorbidades ou doenças crônicas (entre elas pressão alta, diabetes e doenças do coração); gestantes; puérperas (mães que acabaram de dar à luz há menos de 45 dias); profissionais da saúde e professores.

“Lembramos que apenas os professores terão direito à vacina nos postos de Saúde e não estão incluídos os demais profissionais que atuam nas escolas”, informa a equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha seguirá até o dia 26 de maio, com o Dia D marcado para acontecer no segundo sábado do mês, dia 13. “É um trabalho importante que começa amanhã, mas que ganha reforço com a ação do dia D, quando o atendimento será feito nos postos de Santa Adélia - Dr. Benedito de Oliveira Bicudo (Central), o PSF Carlos Palma, na Cohab, o PSF Eloy Venâncio da Silva – e do distrito de Botelho, o Posto de Saúde Tereza Alves Rizzo”, disse o secretário municipal de Saúde, Fabrício Franco. O dia D terá atendimento das 8 às 17 horas.

A equipe de enfermagem explica que o Ministério da Saúde não divulgou os números das metas de vacinação, mas que o trabalho em Santa Adélia sempre supera as marcas. “Trabalhamos com metas distintas para cada público-alvo e nas campanhas anteriores sempre conseguimos superar os números estimados”, disseram.

Mas para manter o bom trabalho realizado na imunização contra a gripe, a equipe de Saúde conta com a população. “É muito importante que todos que precisam desta vacina nos procurem. Tragam a carteira de vacinação, é necessário para manter o controle sobre as doses já tomadas”, orientam.

Fabrício reforça mais uma vez que toda equipe está à disposição para esclarecer possíveis dúvidas sobre a eficácia da vacina e possíveis efeitos colaterais ou contraindicações.