Home Saúde Carreta do Hospital de Câncer de Barretos virá para exames preventivos
Carreta do Hospital de Câncer de Barretos virá para exames preventivos PDF Imprimir E-mail
Seg, 04 de Dezembro de 2017 12:56

Gislaine Sampaio

A Prefeitura de Santa Adélia, através da Secretaria Municipal de Saúde, fez parceria com o Hospital de Câncer de Barretos para a realização de exames preventivos ao câncer de colo de útero e também ao câncer de próstata.

De acordo com a enfermeira Michelle Bueno, a carreta estará em Santa Adélia na terça-feira, dia 5 de dezembro, em frente ao Centro de Lazer do Trabalhador Mário Vecchiato, o Panelão. “Lá serão feitos exames para prevenção ao câncer de colo de útero, com a coleta de material para o Papanicolau”, disse Michelle.

O atendimento começará às 8 horas da manhã e 50 mulheres, de 25 a 64 anos, que passaram por triagem na rede municipal de Saúde, deverão ser atendidas.

Já a coleta do material para o exame preventivo ao câncer de próstata será feita no Centro de Convivência do Idoso. “Vamos atender 40 pacientes que também passaram por triagem e que foram orientados a seguir algumas orientações e procedimentos, entre eles estar em jejum, não ter relações sexuais nos dois dias antes do exame e não andar de moto, bicicleta ou cavalgar no dia do exame”, orienta.

Ao contrário de outras visitas da Carreta, desta vez não haverá o exame de toque retal. “Este exame é feito pelo médico urologista e desta vez teremos apenas a coleta de sangue”, lembrou Michele.

Os resultados dos exames serão encaminhados às unidades de Saúde onde o paciente é atendido.

“Esta é uma ação muito importante e agradecemos o empenho da equipe de Saúde para proporcionar a homens e mulheres a chance de realizar exames preventivos, pois sabemos o quanto é necessário detectar precocemente e tratar rapidamente estas doenças”, afirmou o prefeito Guilherme Colombo da Silva.