piloto_floresta_urbana.jpg

Home Administração Cidades da região se unem para criação de nova Região Turística
Cidades da região se unem para criação de nova Região Turística PDF Imprimir E-mail
Ter, 09 de Julho de 2019 09:14

Reuniao RT Caminhos do So Domingos

Criação da nova Região Turística – foi esse o tema de encontro realizado no dia 12 de junho, na Fazenda Experimental de Pindorama. A criação da nova Região Turística (RT) denominada “Caminhos do São Domingos” é a proposta que une Santa Adélia a outras cidades do entorno: Catanduva, Pindorama, Catiguá, Uchôa e Tabapuã. A ideia dos gestores é alinhavar as potencialidades ambientais de cada localidade para fomentar o turismo receptivo.

A reunião teve a presença de prefeitos da região como Guilherme Colombo da Silva, de Santa Adélia, Maria Inês, de Pindorama, e Maria Felicidade Arroyo, de Tabapuã, além de representantes de todas as cidades envolvidas, Conselhos Municipais de Turismo, empresários e interessados em incentivar o turismo na região.

Durante o encontro foram apresentadas propostas dos atrativos dos municípios para potencializar o turismo regional. O grupo também pretende consolidar a iniciativa junto aos órgãos competentes do Estado e no Ministério do Turismo. A possibilidade de envolver os municípios num roteiro turístico se enquadra às normativas do Programa de Regionalização do Turismo, da portaria nº 192/2018.

Também durante o encontro, foram escolhidos um interlocutor e um suplente para iniciar o processo de regularização da nova RT. O escolhido como interlocutor foi o gerenciador de Turismo de Catanduva, Fernando Bonvino.

“Os municípios têm características econômicas e culturais muito próximas que podem ser mais bem exploradas para o turismo”, ressalta Fernando. “Estamos começando a reunir os documentos necessários para que a nossa Região Turística seja reconhecida junto aos governos estadual e federal. A ideia do regionalismo é potencializar os pontos turísticos e assim valorizar o que tem de melhor em nossas cidades, compondo roteiros entre uma cidade e outra de maneira estruturada e bem feita”, explicou o interlocutor.

“Aderimos a essa Região Turística porque sabemos que um município só não tem estrutura e nem condições financeiras de investir no turismo. Juntos, somos mais fortes e podemos atrair para a região mais visitantes e fomentar a economia”, disse o prefeito Guilherme.

Reuniao RT Caminhos do So Domingos 3