Home Empreendedorismo Criatividade é destaque no empreendedorismo de Santa Adélia
Criatividade é destaque no empreendedorismo de Santa Adélia PDF Imprimir E-mail
Qua, 13 de Janeiro de 2016 12:42

Palestra-Empreendedorismo---Adelino-6.png

Gislaine Sampaio

Em tempos de crise, crie. Esta afirmação, velha conhecida de quem empreende neste país, foi levada ao pé da letra pela equipe de Desenvolvimento Local de Santa Adélia. Com a crise econômica batendo à porta dos brasileiros, tornando a luta hercúlea dos pequenos empreendedores ainda mais difícil, foi preciso usar da criatividade para que a economia local não fosse tão sacrificada. "Uma das maneiras que encontramos foi transformar a Feira Empresarial no Saldão do Comércio Varejista - em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santa Adélia – ACISA, que contou com a participação de microempreendedores individuais, artesãos e autônomos e trouxe resultados animadores, tanto que deverá se repetir em 2016", contas as agentes de Desenvolvimento Local, Renandrea Brandão e Eva Donato.

O setor produtivo foi um dos mais afetados pela recessão enfrentada hoje no Brasil. O desemprego, que já ultrapassou a casa de 1,5 milhão de pessoas em todo o país, e a volta da inflação, hoje na casa dos dois dígitos, foram determinantes para reduzir o ritmo do crescimento do empreendedorismo de Santa Adélia. "Sempre trabalhamos com recursos limitados e isso contribuiu para que não sentíssemos com tanta força o impacto e os reflexos desta crise. O ritmo pode ter sido reduzido, mas não nos paralisamos. Conseguimos levar adiante várias ações e projetos", diz Renandrea.

Entre eles, a agente cita a criação da coluna "Santa Adélia Empreendedora" no jornal O Progresso e no site da Prefeitura. A coluna quinzenal e tem como objetivo trazer informações e novidades para os empreendedores do município. Tem ainda a realização do Workshop sobre Compras Públicas com realização de um Pregão Presencial, para mostrar na prática como acontece o processo e estimular a participação dos empreendedores locais.

Em 2015 Santa Adélia ganhou o seu Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, o que encurta distâncias não só para a solução de demandas do trabalhador, mas também oferece oportunidades para as empresas.

O prefeito Marcelo Hercolin instalou o CET – Centro do Empreendedor e do Trabalhador, local que reúne o Banco do Povo, a Sala do Empreendedor e o Posto de Atendimento ao Trabalhador num só lugar para facilitar a vida do empreendedor e do trabalhador.

As agentes ainda lembram-se da capacitações dos servidores da Vigilância Sanitária, Banco do Povo e de outros setores da Prefeitura que fazem parte do sistema de abertura das empresas; das capacitações e atualizações que ambas puderam fazer, com o apoio do Sebrae; dos vários cursos e palestras oferecidos para despertar a atitude empreendedora de boa parte da população; do atendimento do Sebrae Móvel e visita técnica à Feira do Empreendedor objetivando o fortalecimento da classe empresarial; da realização de bate papo entre agentes de desenvolvimento e alunos do ensino fundamental da rede municipal, objetivando o despertar da atitude empreendedora nos jovens.

Eva e Renandrea apontam um projeto como a cereja do bolo em 2015. "Executamos o Projeto Força Empreendedora, usando o bambu como matéria-prima para a produção de bens e serviços. Um dos participantes contou às agentes "que aprendeu muitas coisas no projeto, como ser responsável e organizado" e que por isso "o ano de 2015 foi melhor, colhendo bons frutos", um deles foi a possibilidade de ajudar sua família com as economias das peças vendidas, inclusive nas feiras. "O projeto foi muito importante na formação profissional, agora o objetivo é cursar a Faculdade de Administração de Empresas e ter meu próprio negócio".

"São depoimentos como este que nos movem a continuar nossa batalha, procurando parcerias, como as que temos com o Sebrae e com a ACISA, para manter o nosso empreendedor sempre motivado e para despertar nas pessoas o talento que elas têm, só precisa ser descoberto e trabalhado. Acreditamos nesta força para fazer nossa cidade cada vez mais próspera e empreendedora", disse o prefeito Marcelo Hercolin ao agradecer a participação de todos.

Eva e Renandrea lembram que, apesar de tantas oportunidades oferecidas, a participação do público ainda fica aquém do esperado. Mas isto não empana o brilho dos resultados alcançados. "Considerados positivos os resultados alcançados em cada ação, superando as expectativas, pois mesmo em época de crise conseguimos movimentar a economia local", afirmam.

Segundo elas, os verbos desistir e desanimar não podem existir em 2016. "Há sempre novos horizontes a serem explorados. O segredo é usar a criatividade, o dinamismo, atualização pessoal e profissional e buscar parcerias que fortaleçamas atividades. E desejamos e esperamos um ano novo com muita luz e sabedoria", finalizaram.