Home Saúde Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe será no próximo sábado, dia 4
Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe será no próximo sábado, dia 4 PDF Imprimir E-mail
Ter, 30 de Abril de 2019 07:04

 

Vacinacao gripe

Patrícia Cavalini

As Unidades Básicas de Saúde de Santa Adélia estarão abertas no próximo sábado, dia 04 de maio, para o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. “Nesse dia as unidades ficam abertas para receber aquelas pessoas que não puderam se imunizar durante a semana. É uma oportunidade para quem trabalha ou tem outros compromissos”, disseram as enfermeiras responsáveis.

No dia 4 de maio, ficarão abertos CSII Dr. Benedito de Oliveira Bicudo (Centro); ESF Carlos Palma (Cohab); ESF Eloy Venâncio da Silva (rua Tiradentes); e ESF José Grangeia (Distrito de Botelho), das 8h às 17h.

Devem se vacinar indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Na primeira semana de vacinação, Santa Adélia vacinou 55,17% crianças, 37,3% gestantes e 52% puérperas. “Mas ainda precisamos chegar a 90% em todos os grupos, por isso pedimos que todos compareçam as unidades de saúde para se vacinar”, explicaram as enfermeiras.

Em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. “O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza do ano passado, pois não tem a mesma composição, o que faz com que não seja eficaz para proteção”, publicou o Ministério. Cabe lembrar que o vírus da gripe sofre mutações constantes – e sempre há um subtipo que circula mais em determinado ano. Por causa disso, a vacinação anual é imprescindível.

A orientação é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa, evitem aglomerações e ambientes fechados e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. É importante conversar com o médico  para, caso a situação se agravar, buscar apoio rapidamente.

Recomenda-se ainda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus. Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.