Home Educação Educação inclusiva de Santa Adélia é destaque na imprensa regional
Educação inclusiva de Santa Adélia é destaque na imprensa regional PDF Imprimir E-mail
Seg, 05 de Agosto de 2019 09:49

Visita TV TEM - Diego

Os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Diego Segura Martins tiveram uma semana especial. Tudo por causa de uma matéria exibida pela TV TEM na semana passada, que mostra a inclusão de um aluno com deficiência auditiva. A reportagem, exibida na região e compartilhada por todo o país, destaca a atenção que a Educação de Santa Adélia dá a inclusão.

A chegada do aluno Humberto Kester dos Santos à escola acompanhado da professora de Libras, despertou nas crianças a vontade de aprender a Língua Brasileira de Sinais. Hoje, toda a classe se comunica, conversa, bate papo, através das Libras. E não satisfeitas com as aulas, elas foram além e resolveram criar um jornal com notícias traduzidas para que o aluno com deficiência auditiva se sentisse ainda mais incluído.

"Ele aprende muito fácil. É uma criança adorável. Ele está conosco há três anos e todo mundo convive muito bem com ele", afirma a professora Márcia Regina Pinotti Marconato.

Além da professora, Humberto tem a ajuda da tradutora e intérprete de Libras Diane Martins, que auxilia o menino durante as aulas. "O objetivo da inclusão não é só eu e o aluno, mas sim a classe toda para que ele interagisse. Desde o primeiro ano, as professoras sempre cederam uma aula por semana para que eu pudesse ensinar a linguagem para todos", afirma Diane.

Além disso, a diretora Rosangela Vieira contou que todas as placas e sinais da escola foram adaptados para que Humberto também entenda. "É mais uma forma de incluir o aluno na rotina da escola", contou.

A exibição dessa reportagem gerou um convite para conhecer a sede da TV TEM em São José do Rio Preto, já que os alunos desenvolvem um jornal. A visita aconteceu na última terça-feira, dia 30, com direito a participação ao vivo, durante o encerramento do jornal. "Eles ficaram encantados com tudo. Foram muito bem recepcionados, aprenderam como funciona a TV, enfim, foi um dia que ficará marcado na vida dos alunos", disse a secretária da Educação, Sandra Simon. Depois da visita à emissora, eles também tiveram uma tarde de diversão na Cidade da Criança. Lanche e transporte foram cedidos pela Prefeitura.

E para finalizar esta semana especial, o prefeito Guilherme Colombo da Silva, recebeu os alunos, professoras e diretoria no Gabinete para parabenizar pelo trabalho e pela iniciativa. "Estou muito feliz e orgulhoso em ver Santa Adélia sendo reconhecida por um trabalho tão bonito. Parabéns a vocês e que continuem a estudar. Com estudo, dedicação e tendo amor e Deus no coração, conseguimos conquistar todos os nossos sonhos", disse o prefeito.

Os alunos também aproveitaram a oportunidade e conheceram o Paço Municipal, seus setores, e fizeram um entrevista com o prefeito.

"O trabalho de inclusão dos alunos é constante na nossa rede municipal. Já tivemos outros alunos com deficiências que também tiveram todo nosso apoio e respaldo na aprendizagem e concluíram seus estudos com louvor. Além de acolher o aluno, melhorar sua educação e integrá-lo ao meio, a inclusão ensina os demais alunos a respeitarem e entenderem a individualidade de alguns", finalizou a secretária da Educação.

Visita Gabinete - Diego1