piloto_floresta_urbana.jpg

Home Saúde Equipe de Saúde fala sobre higiene bucal nas escolas municipais
Equipe de Saúde fala sobre higiene bucal nas escolas municipais PDF Imprimir E-mail
Seg, 01 de Julho de 2019 09:42

Higiene Bucal 1

Patrícia Cavalini

De 05 a 14 de junho, uma equipe da Estratégia Saúde da Família da unidade Carlos Palma, composta por dentista, enfermeira e agentes de saúde, visitaram todas as escolas municipais para levar aos alunos orientações e informações sobre higiene e saúde bucal.

A ação complementa a entrega de kits de higiene bucal realizada pela Coordenadoria Odontológica em parceria com a Secretaria da Saúde e Prefeitura Municipal. O kit inclui escova de dente, pasta, fio dental e antisséptico bucal e um estojo personalizado.

Na visita às escolas, a equipe apresentou um teatro, mostrando de forma lúdica quem são os amigos e inimigos dos dentes, como deve ser feita a escovação, a importância de cuidar bem dos dentes, entre outras informações. A dentista também realizou avaliação na boca das crianças em algumas escolas.

"As crianças têm facilidade de assimilar melhor através do teatro e a ideia é orientar para que adotem bons hábitos já nessa faixa etária. O foco é trabalhar a prevenção", revela o secretário de Saúde, Fabrício Franco. "Eles cantaram e dançaram junto com a gente e pelo que percebemos está tendo um bom resultado, eles assimilam muito bem as informações", contou a enfermeira Arlene Boer.

A secretária da Educação, Sandra Simon, parabenizou a ação. "A equipe encantou as nossas crianças e tenho certeza que o objetivo foi alcançado", disse.

"A infância é a época em que mais assimilamos coisas novas. Nessa fase, também adquirimos aprendizados que vamos levar para o resto da vida. Ao ensinar desde cedo os hábitos de higiene bucal, eles se tornam mais fáceis de pertencer à rotina da criança e assim perdurar até a fase adulta", explicou a secretária da Educação.

Quando os hábitos ensinados são colocados em prática, é proporcionado à criança uma condição de saúde melhor, com pouco ou até zero risco de doença. "Bons hábitos são sinônimos de prevenção, e prevenir ainda é o melhor remédio", afirmou Fabrício.

"Agradecemos a todas as escolas pelo acolhimento com a nossa equipe, foi muito prazeroso conhecer cada escola e ver a organização e o cuidado que todos têm com as crianças", finalizou a equipe da ESF Carlos Palma.

Higiene Bucal 2