BannerMunicipioVerdeAzul

Home Meio-Ambiente Escola Diego encerra projeto Fazendo a Nossa Parte com apresentação
Resolução conselho municipal de meio ambiente Guia de Arborização Urbana
Escola Diego encerra projeto Fazendo a Nossa Parte com apresentação PDF Imprimir E-mail
Seg, 15 de Outubro de 2018 17:01

No dia 03 de outubro, a escola municipal Diego Segura Martins recebeu pais e autoridades, que se juntaram aos alunos e professores, para o encerramento do projeto Fazendo a Nossa Parte.

O objetivo do projeto foi sensibilizar a comunidade escolar sobre os perigos da eliminação das pilhas e baterias no meio ambiente e a importância do descarte em locais apropriados. E para marcar a finalização os alunos apresentaram o teatro “O beija flor e o incêndio”; também teve palestra de conscientização sobre o tema com a coordenadora de Meio Ambiente Flávia Banhos Hercolin e a entrega dos “papa-pilhas” a todos os alunos.

Flávia alertou a todos sobre o perigo do descarte incorreto de pilhas e baterias. “As pilhas contêm resíduos perigosos e compostos de metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio. Se jogados no lixo comum podem contaminar o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, quando absorvidos, são de difícil eliminação pelo organismo, podendo causar diversos efeitos nocivos ao ser humano, como alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarreia; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo e bronquite. Pode inclusive causar danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e alguns tipos de câncer”, explicou.

O prefeito Guilherme Colombo da Silva, que também prestigiou a apresentação final, elogiou o projeto e lembrou que Santa Adélia realiza diversas ações para a preservação do Meio Ambiente. “Nosso município é referência nas questões ambientais, e os grandes multiplicadores das ideias e das ações, são vocês alunos, que levam para casa e repassam para a família, vizinhos e amigos tudo o que aprendem aqui na escola”, disse o prefeito.

Além do prefeito, prestigiaram o encerramento do projeto o vice-prefeito Junior Formigoni, a secretária da Educação Sandra Simon, a diretora da escola Rosangela Vieira e o vereador Michel Aranha.

“Junto com o encerramento, cada aluno ganhou um ‘papa-pilha’, que será levado para casa e quando estiver cheio de pilhas, eles trazem de volta para a escola, que recolherá e dará a destinação correta ao material. Dentro do ‘papa-pilha’ também foi enviado um panfleto informativo com todos os malefícios que a pilha causa ao Meio Ambiente”, finalizou a coordenadora da escola, Magali Morandi.