Home Meio-Ambiente Escola Iracema de Moraes Marchezini realiza ação de compostagem
pdf-icon Resolução conselho municipal de meio ambiente pdf-icon Guia de Arborização Urbana
Escola Iracema de Moraes Marchezini realiza ação de compostagem PDF Imprimir E-mail
Ter, 10 de Setembro de 2019 15:13

Compostagem - Iracema 11

Patrícia Cavalini

Alunos e fucionários da escola municipal Adelino Honorato Bertolo realizaram uma ação de compostagem em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

.

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios microrganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

A grande maioria da população não sabe sobre a compostagem e não a utiliza, porque não sabe das vantagens desse processo.

A ação teve ínicio com os professores da escola, que primeiro explicaram sobre o que é a compostagem, quais seus benefícios, como calclular a relação carbono e nitrogênio do processo; qual a melhor época do ano; o prazo de estabilização, entre outros aspectos.

Em seguida, todos foram para a área externa da escola onde foi realizada a parte prática da compostagem. Para esta ação foi escolhida a compostagem com restos de alimento que sobram da merenda, que posteriormente será usada para adubar a horta que existe na escola.

O coordenador de Meio Ambiente José Antonio Rigoldi acompanhado do técnico agrícola Marcelo Malavazi demonstraram como fazer a compostagem, como deve ser cuidada, já que a partir de agora os cuidados serão feitos pelos alunos, funcionários e professores da escola.

"A ideia é diminuir a quantidade do lixo produzido no ambiente escolar, aproveitando as sobras dos alimentos consumidos pelos alunos durante as refeições para produzir o adubo utilizado na horta. Assim, colaboramos com o meio ambiente em duas frentes: reduzindo resíduos e produzindo um adubo orgânico e de qualidade", contou o coordenador.