Home Educação Escolas municipais realizam Festas Juninas
Escolas municipais realizam Festas Juninas PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Julho de 2018 15:49

As escolas municipais de Santa Adélia realizaram suas Festas Juninas. A comemoração é esperada ansiosamente por alunos, funcionários e professores.

Cada unidade escolar preparou sua festa com danças, quadrilhas e diversas guloseimas. Os alunos capricharam nos trajes e as escolas foram todas decoradas.

Algumas aproveitaram que a Copa do Mundo está em andamento e coloriram seus pátios de verde e amarelo.

"As Festas Juninas nas escolas e creches foram preparadas com muito carinho para receber alunos, pais e visitantes. As escolas, como manda a tradição, estavam muito enfeitadas, as danças e as quadrilhas muito bem ensaiadas e os figurinos perfeitos, tudo muito caprichado. Os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também entraram no clima e realizaram sua festança", contou a secretária da Educação Sandra Simon.

"Fazemos tudo com muito carinho para manter viva essa cultura da Festa Junina em nosso ambiente escolar. Agradeço a todos das escolas e creches que se empenharam nos preparativos. A Prefeitura, através da Secretaria, colaborou com a alimentação com chocolate, pipoca, doces, amendoim e bolos, tudo para que as festas ficassem ainda melhor. Parabéns a todos pelas lindas comemorações e também agradecemos a presença dos vereadores e do prefeito Guilherme Colombo da Silva", finalizou a secretária.

Festas Juninas

Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram no país muitas características da cultura europeia, como as Festas Juninas.

Mas o surgimento foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.

Eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus. Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

Com o passar dos anos, as Festas Juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.

As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.