BannerMunicipioVerdeAzul

Home Meio-Ambiente Estação elevatória recebe manutenção
Resolução conselho municipal de meio ambiente Guia de Arborização Urbana
Estação elevatória recebe manutenção PDF Imprimir E-mail
Seg, 13 de Maio de 2019 09:20

       DSC05064

Patrícia Cavalini

A Prefeitura de Santa Adélia realizou a limpeza de uma das estações elevatórias do sistema de esgoto do município. Na ação, foram retirados dos poços de recalque da unidade o lodo acumulado e uma grande quantidade de resíduos sólidos que chegam neste ponto lançados de forma irregular nos vasos sanitários ou nos poços de visitas.

Uma empresa especializada foi contratada e operadores, com o auxílio de caminhão limpa-fossas, trabalharam na operação com a finalidade de desobstruir das tubulações os detritos que podem danificar os equipamentos operacionais e, consequentemente, causar danos ao meio ambiente se não forem retirados nos períodos adequados.

Após sair da rede de esgoto doméstica o material coletado segue até a estação de tratamento, mas não sem antes passar por uma série de ramais residenciais e por tubulações maiores, nos quais recebe um volume cada vez maior de resíduos sólidos. Para atingir as estações de tratamento, a rede de esgoto conta em grande parte com a força da gravidade, que age naturalmente levando água e resíduos. Em alguns momentos no entanto, é necessário que haja o bombeamento desse conteúdo pela tubulação.

Essas unidades de bombeamento são as chamadas estações elevatórias de esgoto e existem para bombear a água e os resíduos de tubulações muito profundas, que exigem a necessidade de um equipamento para transpor essa profundidade, ou ainda quando existe uma baixa declividade ou porção elevada do terreno para assim permitir que a gravidade volte a atuar no transporte do esgoto até chegar à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

“Este procedimento é realizado uma vez por ano, para que o sistema funcione perfeitamente. Realizamos nesta estação elevatória, que é chamada de estação Formigoni, e em breve vamos fazer na outra, na estação São Domingos. Sabemos da importância de manter o sistema funcionando corretamente para que todo nosso esgoto chegue a ETE e seja tratado corretamente, mas pedimos a conscientização da população para que não jogue lixo e detritos na rede de esgoto”, disse o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

 

WhatsApp Image 2019-04-16