Home Saúde Estratégia Saúde da Família é ampliada em Santa Adélia; 100% do município será atendido
Estratégia Saúde da Família é ampliada em Santa Adélia; 100% do município será atendido PDF Imprimir E-mail
Ter, 29 de Janeiro de 2019 10:42

Patrícia Cavalini

A Saúde de Santa Adélia inicia 2019 com uma grande conquista.

A Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, conseguiu a ampliação da Estratégia Saúde da Família. Agora o município terá 100% da sua área atendida pelos profissionais do programa.

Segundo o secretário Fabrício Franco, quando Santa Adélia ingressou no programa, em 2009, requisitou sete equipes para que toda a cidade fosse atendida. “Na época, o Ministério da Saúde liberou apenas quatro equipes, e desde então estamos trabalhando com elas. Mas uma das maiores regiões da cidade, o Centro, não era atendido. Com esta ampliação, Santa Adélia ganhará mais três equipes e vamos conseguir atingir 100% do município. Este é um feito muito importante, pois são raras as cidades em que todos os moradores são atendidos pela Estratégia Saúde da Família”, contou o secretário.

Duas novas equipes atuarão no Centro e a Cohab receberá mais uma. Santa Adélia já conta com equipes que atuam nas unidades Eloy Venâncio da Silva, José Grangeia (Botelho), Antônio Caetano de Souza e Carlos Palma (Cohab).

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população. O modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias; promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local.

Fabrício ressaltou que a ampliação do programa foi conquistada devido aos esforços da administração em preparar o município. “Tivemos todo o apoio do prefeito Guilherme Colombo da Silva para realizar as mudanças e reformas necessárias, pois precisávamos de estrutura física para que as novas equipes pudessem trabalhar, mobiliários, e novas ações como o funcionamento da Academia da Saúde e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Só com toda essa estrutura que pudemos receber a ampliação do programa pelo Ministério da Saúde”, explicou. “Importante ressaltar também que o governo federal só libera novas verbas e obras para as cidades que tem o programa Estratégia Saúde da Família instalado e em funcionamento”.

“Essa é uma grande conquista para Santa Adélia. Esse novo modelo, no qual existe uma busca ativa das pessoas, cria vínculo entre profissionais e população, o que contribui para a prevenção e promoção à saúde e também para os tratamentos necessários. Ficamos felizes em poder proporcionar aos nossos munícipes uma saúde com mais qualidade no atendimento e na prevenção de doenças. Nossa meta é sempre melhorar, por isso não paramos de buscar recursos e ampliação de programas. O bom atendimento na saúde é um dos nossos compromissos com Santa Adélia”, disse o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

O secretário Fabrício informou que as equipes já estão passando pelas casas e cadastrando as novas famílias e que em breve já estarão trabalhando ativamente em todo o município.