Home Educação Eventos cívicos e culturais marcam o Sete de Setembro em Santa Adélia
Eventos cívicos e culturais marcam o Sete de Setembro em Santa Adélia PDF Imprimir E-mail
Seg, 10 de Setembro de 2018 20:03

Os alunos da rede municipal de ensino de Santa Adélia tiveram uma semana cheia de eventos cívicos e culturais para marcar as comemorações do Sete de Setembro, data em que o Brasil celebra sua independência.

A semana foi aberta em um ato cívico realizado na escola Adelino Honorato Bertolo com a presença do Tiro de Guerra de Catanduva, que comandados pelo Subtenente Alexandre Relly, fizeram a entrada das bandeiras Nacional e de Santa Adélia. A cerimônia também contou com a presença do prefeito Guilherme Colombo da Silva, da secretária da Educação Sandra Simon, da secretária do Bem-Estar Social Marcela Alvares, do secretário da Junta do Serviço Militar Paulo Rubio, dos vereadores Michel Aranha e Antônio Ângelo Caprio (Guru), das diretoras das escolas municipais, e todos os alunos, funcionários e professores da escola Adelino.

Depois de cantarem os hinos Nacional, do Município e da Independência, o prefeito falou um pouco sobre a importância de se comemorar essas datas nas escolas. “É uma data que deve ser sempre lembrada, festejada e respeitada por todos nós, e principalmente pelas crianças e jovens, que são o futuro do país. Que nosso amor a esta cidade não seja só de palavras, mas em atitudes. Vamos cuidar do nosso País, do nosso Estado e da nossa Santa Adélia”, disse o prefeito.

O subtenente Relly também ressaltou aos alunos a importância dos estudos. “Dediquem-se aos estudos, que só com muita luta, raça e conhecimento podemos melhorar nosso país. Que esta data sirva para que vocês tenham consciência de que o futuro da nação depende da dedicação e do empenho de cada um. Respeitar o próximo, a cidade e o Brasil são essenciais para que sejamos bons cidadãos”, enfatizou.

A semana prosseguiu com apresentações e ato cívico na terça-feira na escola Dr. Luiz Dumont com a presença do prefeito Guilherme, secretária Sandra e os vereadores Guru, Jéssica Guerra e Manoel Carlos Palma (Abacaxi). No mesmo dia, a professora Muni Gibertoni Della Valle conversou com os alunos da escola Adelino Honorato Bertolo.

Na quarta-feira, o ato cívico com presença de autoridades foi na escola Diego Segura Martins. “Além disso, todas as escolas, inclusive as de Ensino Infantil, tiveram apresentações, cantaram os hinos. Foi uma semana que o amor pela nossa pátria se fez presente”, disse a secretária da Educação.

“Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica em seu dia-a-dia valores, costumes e conhecimentos que levam o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Dessa forma, comemorar a data 7 de setembro não é só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar, mas antes, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno cresça em conhecimentos e valores”, salienta Sandra.

“As escolas proclamando a “Independência do Brasil”, tem por justificativa a necessidade de valorizar, junto aos alunos o Brasil como um país diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história sobre os olhares críticos e construtores de novos conhecimentos, mas reconhecendo tal diversidade no próprio aluno, na sua família, na sua cidade, seu estado e finalmente no seu país. Por isso, toda a nossa rede municipal foi envolvida nas comemorações”, finalizou o prefeito.