BannerMunicipioVerdeAzul

Home Meio-Ambiente Exposição de trabalhos e recuperação de rio marcam encerramento do Projeto Plantando o Futuro
Resolução conselho municipal de meio ambiente Guia de Arborização Urbana
Exposição de trabalhos e recuperação de rio marcam encerramento do Projeto Plantando o Futuro PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Janeiro de 2019 14:13

O Projeto Plantando o Futuro, uma parceria entre a Prefeitura de Santa Adélia, Santa Sofia Agropecuária e BE Fruit, encerrou seus encontros em 2018 no dia 1º de dezembro.

Para marcar a ação, as crianças da rede municipal de ensino que participaram do projeto desde o primeiro encontro, em março deste ano, ajudaram a recuperar a margem de um trecho do rio São Domingos. Devidamente vestidos com todos os equipamentos de segurança e acompanhados de professores, diretores, da bióloga Ana Paula Giorgi, que comandou o projeto, e do empresário Luiz Eduardo Raffaeli, as crianças retiraram todo o lixo da margem e plantaram 150 mudas, para ajudar na recuperação e evitar a erosão da área. O engenheiro florestal da Usina Colombo, Bruno Segura da Cruz, também acompanhou a ação, já que as mudas foram doadas pela empresa.

Depois, todos voltaram para a sede da fazenda para receber os pais e familiares, o prefeito Guilherme Colombo da Silva, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Jucieli Costa e a secretária da Educação Sandra Simon. Todos puderam conferir uma exposição com os trabalhos e fotos de todas as ações realizadas durante os encontros.

Todo o projeto foi baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) da sua agenda socioambiental. São 17: Erradicação da pobreza; Fome Zero; Boa saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água limpa e Saneamento; Energia acessível e limpa; Emprego digno e Crescimento econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida de baixo d'água; Vida sobre a terra; Paz, Justiça e Instituições fortes; e Parcerias em prol das metas. E a Prefeitura de Santa Adélia, também preocupada com o Meio Ambiente, assumiu os compromissos dos ODS em dezembro do ano passado, sendo a terceira cidade do Estado de São Paulo a fazer a adesão.

“Nosso intuito foi fazer com que as crianças não só aprendam a preservar o meio ambiente, mas se envolvam mesmo com a natureza e fazer com que elas sejam donas do aprendizado delas. Desenvolvemos todas as ações instigando os alunos a pensarem e refletirem, para transformarmos o nosso mundo pouco a pouco”, explicou a bióloga Ana.

“Neste último encontro trabalhamos vários temas como biodiversidade, lixo, água, e ver as crianças interagindo e discutindo sobre tudo que aprenderam nos alegra e nos mostra que estamos no caminho certo. Agradeço a parceria da Prefeitura, que desde o início, quando apresentamos a ideia, a abraçou e nos ajudou a colocar em prática o Plantando o Futuro”, disse o empresário Luiz Eduardo.

“Agradecemos a parceria e o investimento na nossa cidade. Ficamos felizes em proporcionar às nossas crianças mais um meio para informações e aprendizado. E poder fazer isso em um lugar histórico para nós, santa-adelienses, é uma grande alegria. Agradeço também todos os profissionais da Educação que acompanharam as crianças ao longo do ano e aos pais. E com certeza esse projeto vai deixar um legado para as nossas crianças e para a nossa cidade”, finalizou o prefeito.