Home Administração Guilherme completa cem dias de governo com trabalho intenso
Guilherme completa cem dias de governo com trabalho intenso PDF Imprimir E-mail
Seg, 17 de Abril de 2017 16:08

Gislaine Sampaio

O prefeito Guilherme Colombo da Silva completou, no dia 10 de abril, 100 dias de governo. Ao fazer um balanço, sua equipe de trabalho constatou que o ritmo acelerado do primeiro trimestre não foi apenas uma impressão.

No dia 2 de janeiro Guilherme já dava expediente no Paço Municipal e começou uma série de ações e medidas para dar logo uma marca importante ao seu governo. “Nós queríamos manter o bom índice de avaliação que a população fazia do governo municipal e assegurar que o trabalho seguiria com qualidade e transparência”, disse Guilherme.

Nestes 100 dias importantes obras foram realizadas, tais como a reforma parcial do telhado do Paço Municipal, recuperação de galerias pluviais e outras obras de infraestrutura em diversos pontos da cidade. Houve ainda um intenso trabalho para a manutenção da frota de veículos e maquinários do município. “Alguns apresentavam problemas, mas boa parte tinha necessidade de reparos mecânicos por desgaste natural”, explica Guilherme.

O prefeito também ficou atento aos índices dos investimentos e gastos com o custeio da máquina pública, como a folha de pagamento, por exemplo, que continua sendo honrada dentro do mês, o que garante a tranquilidade dos servidores. E isso ficando em 49,75% do orçamento municipal, sem ultrapassar os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outro destaque são os repasses que o município faz para entidades, o que garante o bom atendimento e serviços prestados à população. De acordo com o setor de finanças, foram mais de R$ 560 mil reais repassados para esta instituições, entre elas a Santa Casa.

Os investimentos na Educação chegam a 30,56% do orçamento municipal e corresponde a quase R$ 2,5 milhões de reais da receita do trimestre. “Os recursos foram usados na compra do material didático, todo apostilado e de ótima qualidade; na compra de brinquedos pedagógicos; na capacitação de professores e demais funcionários da Educação; na reforma e manutenção dos prédios que abrigam nossas escolas e creches e na compra de roupas de cama e banho para as creches, dentre outros investimentos”, conta a secretária da Educação Sandra Simon.

A Saúde também teve atenção especial nestes primeiros meses de governo de Guilherme. “Recebemos investimentos de mais de R$ 2,4 milhões, valores que representam 30,14% do orçamento municipal para o período”, explica Fabrício Franco, secretário da pasta.

Os recursos foram investidos para a realização de 11264 consultas médicas; 1455 coletas de material que resultaram e 10226 exames laboratoriais. Foram realizados 87 exames de ultrassonografia; 1598 sessões de fisioterapia e 1087 atendimentos odontológicos, incluindo próteses. Os postos ainda realizaram 8038 atendimentos diversos, como aferição de pressão arterial, inalação e administração de medicamentos. A Equipe de Saúde da Família também trabalhou com afinco realizando 1090 visitas domiciliares no município.

“O trabalho é intenso e estamos sempre atentos à necessidade da população, inclusive levando os pacientes para outros centros quando não há tratamento local”, diz Guilherme. Até agora foram 655 viagens para levar 2085 pacientes.

Guilherme também pegou a estrada várias vezes. Foi a São Paulo para reuniões e audiências com deputados, secretários de governo e até mesmo com o governador Geraldo Alckmin. Também foi a Brasília, acompanhado do vice, Júnior Formigoni, em busca de recursos para infraestrutura urbana, equipamentos para a saúde e outros. “Uma das maneiras de garantir recursos para Santa Adélia continuar crescendo é buscar o apoio de outros políticos, fazer contatos, pavimentar o caminho com os governos do Estado e da União”, apontou.

O primeiro período do governo de Guilherme também teve uma agenda de eventos intensa. Carnaval, aniversário do município e o Santa Adélia Rodeo Festival, em sua sétima edição, foram realizados com recursos próprios e levaram alegria e descontração para os santa-adelienses. “Conseguimos realizar os eventos mais importantes do nosso calendário, ainda que com recursos limitados, graças ao esforço, empenho e criatividade da nossa equipe”, diz o prefeito.

Equipe que tem demonstrado fidelidade e apoio ao novo governo municipal. “Eu credito o sucesso destes primeiros meses, com tantas realizações, ao apoio que tenho recebido do nosso pessoal. São servidores honrados, comprometidos com seu trabalho e a quem eu agradeço do fundo do coração. Espero contar com este apoio até o final do meu governo, fazendo sempre o nosso melhor trabalho em prol da população”, finalizou.