Home Administração IBGE realiza primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020
IBGE realiza primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 PDF Imprimir E-mail
Ter, 29 de Outubro de 2019 16:54

Reuniao IBGE

No próximo ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará o Censo em todo o país. Já preparando os municípios para a pesquisa, estão sendo realizadas reuniões para planejar e acompanhar as ações.

Em Santa Adélia, a primeira reunião aconteceu no dia 22 de outubro, na Câmara Municipal, com representantes da própria Câmara e Prefeitura. Segundo o coordenador de área do IBGE, Edson Silva, é essencial que a população tenha conhecimento que em 2020 os recenseadores estarão passando pelas casas entre agosto e outubro, os atendam, e passem todas as informações necessárias.

"O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas, seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km², visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal", disse Edson.

O coordenador também informou que serão contratados três supervisores para Santa Adélia e 15 recenseadores. "Eles serão escolhidos através de concurso que será realizado em fevereiro e março de 2020. Mas vamos divulgar na cidade todas as datas e etapas, pois é importante que principalmente os recenseadores sejam santa-adelienses, para que a população os reconheça com mais facilidade", explicou o coordenador.

"Todas as etapas do Censo serão repassadas nessas reuniões e depois divulgadas para a população, assim todos podem ir se preparando e conhecendo como será o processo", finalizou.