Home Social Idosos relatam melhora na qualidade de vida após aulas de Pilates e atividades físicas
Idosos relatam melhora na qualidade de vida após aulas de Pilates e atividades físicas PDF Imprimir E-mail
Seg, 25 de Março de 2019 16:56

Pilates - Terceira Idade

As aulas de Pilates e atividades físicas voltadas a idosos que são cadastrados no grupo da Terceira Idade de Santa Adélia continuam em 2019 para proporcionar melhoria das condições físicas, mentais e sociais daqueles que participam. As atividades são uma das estratégias da Assistência Social da Prefeitura de Santa Adélia, por parte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para trabalhar aspectos específicos dessa política pública.

No início de março, o preparador físico Márcio Cunha assumiu as aulas de Pilates e tem trabalhado com exercícios voltados à melhoria da mobilidade da pessoa idosa, incluindo também caminhada e outras ações na rotina de atividades.

A prática dos exercícios continuam sendo realizadas no Centro de Convivência do Idoso, localizado ao lado do Panelão. O local é propício para receber o público da Melhor Idade, de fácil acesso e está equipado com materiais para a prática de jogos, tais como bilhar, tênis de mesa e pebolim.

"A continuidade desse trabalho com os idosos é importante, principalmente pelo fato de os exercícios serem mais um aliado do trabalho da Assistência Social", disse Marcela Alvares, secretária de Bem Estar Social.

“O CRAS tem atuado para proporcionar uma consciência dos idosos sobre seus direitos, sobre as possibilidades de melhoria de suas condições físicas e de sociabilidade e buscado oferecer um envelhecimento ativo e saudável”, disse a coordenadora do CRAS, Cristiane Raydan.

Segundo Márcio Cunha, os resultados têm sido comemorados por todo o grupo. “O Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular”, disse.

“Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas. Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de serem realizadas”, continuou o professor.

E é exatamente o que relataram as alunas. “Estamos com mais disposição. Algumas tarefas do dia a dia, que estavam mais difíceis de realizar, com o Pilates, se tornaram mais fáceis. E muitas das dores, por problemas da idade mesmo, minimizaram ou mesmo sumiram. Foi uma maravilha”, contaram as alunas.

Os benefícios do Pilates para idosos ainda incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando melhora da qualidade de vida.

“Ficamos felizes em ver que um projeto criado com carinho por toda a equipe do Social está dando certo e os nossos idosos estão participando e tendo ótimos resultados. Um dos objetivos da nossa Administração é melhorar a qualidade de vida da população, neste caso da Terceira Idade. E ver que isso está gerando benefícios nos motiva a seguir em frente”, finalizou o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

Pilates - Terceira Idade 2