Home Meio-Ambiente Importância do tratamento de esgoto é tema durante visita a ETE
pdf-icon Resolução conselho municipal de meio ambiente pdf-icon Guia de Arborização Urbana
Importância do tratamento de esgoto é tema durante visita a ETE PDF Imprimir E-mail
Ter, 03 de Setembro de 2019 16:29

Visita ETE 2

A Prefeitura de Santa Adélia levou alunos da EMEF Dr. Luiz Dumont para uma visita guiada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O principal objetivo é despertar para a necessidade de preservação dos recursos hídricos, a partir do uso consciente da água e destino correto do esgoto. A atividade busca, sobretudo, reafirmar a necessidade da participação individual e coletiva para a gestão do meio ambiente e para a manutenção e mudanças de comportamento necessárias para a melhoria da qualidade de vida.

Além disso, a visita tem como objetivo despertar a conscientização ambiental, bem como trazer o conhecimento prático sobre os assuntos abordados em sala de aula, consolidação do aprendizado e formação de opiniões ambientalmente corretas.

As visitassão realizadas no sentido de que todos os alunos que passam pela rede pública de ensino tenham essa oportunidade, de conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto com explanações sobre o sistema de tratamento, bem como seu funcionamento e ainda as consequências do esgoto lançado nos corpos hídricos. As visitas são sempre monitoradas pelo responsável do setor, Manoel Carlos Palma. Eles também têm a companhia e orientação do engenheiro agrônomo e interlocutor do Município VerdeAzul, José Antônio Rigoldi.

De acordo com as professoras, o objetivo da visita é mostrar aos alunos como a Lagoa de Tratamento de Esgoto funciona e o impacto que ela tem para a melhoria do meio ambiente. "A Estação de Tratamento traz benefícios para a natureza e para os seres humanos, pois impede que os rios sejam poluídos. Neste caso é o rio São Domingos, que no futuro poderá ter peixes para a alimentação", apontam.

"Também alertarmos que a falta de saneamento básico leva à contaminação de várias doenças, como hepatite, leptospirose, cólera, doenças de pele, diarreia, tifo, febre amarela, viroses, amarelão, esquistossomose, dentre outras", finalizou o responsável pela ETE.

Visita ETE 3