piloto_floresta_urbana.jpg

Jovens santa-adelienses são dispensados do Serviço Militar PDF Imprimir E-mail
Seg, 29 de Julho de 2019 16:08

Cerimonia entrega CDI 1

Foi realizada no dia 19 de julho, no Clube Recreativo de Santa Adélia, a cerimônia de compromisso à bandeira e a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens nascidos em 2001 e anos anteriores.

Estiveram presentes, além dos jovens dispensados, suas famílias, padrinhos e madrinhas, o prefeito e presidente da 108ª Junta do Serviço Militar Guilherme Colombo da Silva, o delegado da 7ª Delegacia do Serviço Militar de Catanduva 1º tenente Alexandre Vaine Witzel, o 1º sargento do Tiro de Guerra de Catanduva Fábio Grimaldi, a secretária da Educação Sandra Simon, a secretária do Bem-Estar Social Marcela Alvares, a vereadora Jéssica Guerra, representando a Câmara Municipal, e o secretário da Junta Paulo Roberto Capriotti Rubio.

O prefeito Guilherme parabenizou a todos por mais esta etapa e lembrou a importância desse compromisso. "Parabéns a todos vocês, que agora são reservistas do Exército Brasileiro e estão prontos para defender a pátria a qualquer momento, conforme seja necessário. Mas esse compromisso à bandeira nacional é, sobretudo, uma responsabilidade de cidadão, servindo ao país e também nos ajudando na construção de um município cada vez melhor", disse.

O tenente Witzel destacou a relevância da solenidade e ressaltou a importância do Certificado de Dispensa de Incorporação. "O CDI é muito importante, sem ele não é possível tirar passaporte, tomar posse no serviço público nem trabalhar com carteira assinada, dentre outros aspectos previstos em Lei e ainda, o cidadão dispensado do Serviço Militar deverá apresentar-se imediatamente em caso de convocação de emergência".

E o tenente ainda deixou uma mensagem aos jovens. "Use a vida de vocês para fazer o bem, sejam bons cidadãos. São os pequenos gestos, as pequenas atitudes de bem, atribuídas a cada um de nós, que vai fazer uma coletividade melhor. Sintam-se importantes, valorizem-se e afastem-se dos maus caminhos", finalizou.

Entenda

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreenderá, na Mobilização de Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional. As Juntas de Serviço Militar são órgãos base do Serviço Militar da mais fundamental importância, sob a presidência do prefeito municipal, que participa, simultaneamente, das estruturas do Serviço Militar e da Administração Municipal.

Pelo fato de Santa Adélia ser considerado como não tributário, pelo Plano Geral de Convocação anual, não o torna menos importante com relação ao Sistema de Serviço Militar, pois diversos jovens brasileiros, que residem no município, em caso de necessidade, atenderão ao chamamento da pátria.

Os jovens compromitentes a partir desta data, comporão a reserva mobilizável, e poderão ser solicitados até o dia 31 de dezembro do ano em que completarem 45 anos de idade.

O fato de estes jovens estarem sendo dispensados da prestação do serviço militar obrigatório não quer dizer que não podem prestar concurso público para ingressar nas Forças Armadas. Os mesmo poderão prestar concurso para a EsSA (Escola de Sargento das Armas – Três Corações-MG); EsIE (Escola de Instrução Especializada – RJ); e a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), localizada na cidade de Salvador, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e preparação de recursos humanos para atuar nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística, Pedagogia, Veterinária, Enfermagem, Comunicação Social, Odontologia e Farmácia.

Cerimonia entrega CDI 2

Cerimonia entrega CDI 3