Home Empreendedorismo MEI tem até fim de maio para declarar faturamento
MEI tem até fim de maio para declarar faturamento PDF Imprimir E-mail
Sex, 22 de Maio de 2015 10:38

Anexo-sem-título-07299.png

No dia 30 de abril terminou o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), mas para quem é MEI o processo ainda não chegou ao fim. Os microempreendedores individuais têm até o dia 31 de maio para declarar o faturamento do seu negócio.

"Para fazer a declaração, a DASN-SIMEI, os MEIs devem ter em mãos o relatório anual das receitas e notas fiscais de compra e venda, quando houver. É possível realizar o procedimento gratuitamente pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br", orientam as agentes de desenvolvimento Renandrea Brandão e Eva Donato.

Os MEIs que não declararem serão impedidos de gerar a DAS, documento de pagamento mensal obrigatório pelo MEI, e poderão perder eventuais benefícios previdenciários, como licença maternidade e auxílio doença.

As agentes explicam que ao não declarar, os empresários também ficam sujeitos ao pagamento de multa e a perda de mercado. "Algumas empresas não fazem negócio com estabelecimentos inadimplentes com a Receita. No primeiro ano de existência, todo Microempreendedor pode contar com a ajuda gratuita de um contador, optante pelo Supersimples, para fazer a declaração", disseram.

No site do Sebrae-SP, uma cartilha pode ajudar quem ainda tem dúvidas sobre a declaração

Sobre o MEI

Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.