Home Saúde Microbolhas de ar são o motivo de coloração esbranquiçada da água, informa Prefeitura
Microbolhas de ar são o motivo de coloração esbranquiçada da água, informa Prefeitura PDF Imprimir E-mail
Seg, 25 de Novembro de 2019 13:30

Copo agua

Eventualmente, quando a água da torneira é utilizada ela sai com uma coloração esbranquiçada. Quando isso acontece não é excesso de produto químico. Esse aspecto esbranquiçado que aparece na água das torneiras não está relacionado com a adição de produtos químicos, mas sim com a pressão e liberação de ar atmosférico dissolvido na água e que não influência na sua qualidade, informa o setor responsável da Prefeitura de Santa Adélia.

Em períodos de secas isso pode acontecer com maior frequência. Quando os poços permanecem desligados por um determinado tempo, o ar entra nas tubulações gerando esta situação. “A pressão existente dentro das tubulações faz com que o ar ali encontrado permaneça aprisionado na água em forma de bolhas e quando abrimos as torneiras essa pressão diminui e o ar é liberado, criando esse aspecto esbranquiçado que vemos. Logo após essa liberação, podemos notar que a água volta a ser incolor novamente”, disse a química da Prefeitura, Cristiane Massarente.

Esses desligamentos nos poços podem ocorrer por diversos motivos, dentre eles para a manutenção e rodízios na distribuição.

É importante lembrar também que a Prefeitura avalia a condição dos corpos hídricos existentes (poços, nascentes, rios, córregos) e da água tratada distribuída à população de Santa Adélia, através de coletas e análises, de acordo com a legislação vigente. Esse procedimento garante a qualidade da água que chega a cada residência. “Informamos que a quantidade de cloro adicionada para o tratamento de água obedece a uma portaria do Ministério da Saúde, portanto essa dosagem não é desrespeitada”, finalizou Cristiane.