piloto_floresta_urbana.jpg

Home Educação Monumento dedicado a paz é inaugurado na "Adelino H. Bertolo"
Monumento dedicado a paz é inaugurado na "Adelino H. Bertolo" PDF Imprimir E-mail
Ter, 11 de Junho de 2019 09:31

Evento IASE - Adelino

Patrícia Cavalini

Com o propósito de semear a cultura da paz foi inaugurado no dia 1º de junho o Poste da Paz, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelino Honorato Bertolo, a maior unidade da rede municipal. A ação foi realizada pela IASE (Instituição de Assistência Social Ezequiel) em parceria com a IAM - Instituição Assistencial Meimei, de São Bernardo do Campo, e apoio da Prefeitura Municipal.

A inauguração do Poste da Paz foi parte do 10º Encontro de Valorização da Vida – Fé na Prevenção, que contou com oficinas pedagógicas, apresentações culturais, entre outras ações, que tiveram a participação de 150 alunos.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Guilherme Colombo da Silva, pelo presidente da Câmara Manoel Carlos Palma (Abacaxi), pelos vereadores Jéssica Guerra, Flávio Pinheiro, Antônio Ângelo Caprio (Guru) e Michel Aranha, além da secretária da Educação Sandra Simon, do diretor Neto Zanella, alunos, professores, diretores da escola, convidados e voluntários.

A ideia do Poste da Paz surgiu no Japão em 1955, quando Masahisa Goi, poeta e filósofo japonês, antes de falecer, começou a pensar sobre as consequências da bomba atômica e sobre a própria guerra. Na busca por pensamentos positivos, surgiu em sua mente à frase "Que a Paz prevaleça na Terra". Foi o que desejou para o mundo: palavras simples, mas de grande significado que poderiam atingir todos os países, todas as classes sociais, todas as religiões, simplesmente pela energia contida nelas.

O monumento é "plantado" em algum local público que possa ser dedicado à Paz. Em uma das faces é escrita a frase "Que a Paz prevaleça na Terra" com o emblema da paz no idioma do local onde é colocado. Nas outras faces, a mesma frase em outros idiomas. O Poste da Paz constitui-se em ponto de convergência e de encontro de pessoas e grupos.

Atualmente há mais de 200 mil postes em 180 países, servindo como marcos para lembrar sempre da necessidade de visualizar e rezar pela paz mundial. O Poste da Paz já foi plantado por Dalai Lama, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Papa João Paulo II, entre outras figuras públicas que dedicaram sua vida à promoção da paz na terra. 

"Todos buscamos a paz. Este evento incentiva, não só pela inauguração do monumento, mas também através das oficinas, que todos lutem pela paz, para termos um mundo melhor. Com esse intuito que viemos participar e dar nosso apoio", disse o prefeito Guilherme.

"Em meio a tanta violência - desde as agressões cotidianas, no seio da família, às guerras e atentados terroristas, ainda surgem, em várias partes do mundo, pessoas e instituições em defesa da paz. E a inauguração deste monumento mostra que em Santa Adélia também estamos em busca da paz", finalizaram os organizadores.

Evento IASE - Adelino2