Home Social Novos conselheiros tutelares tomam posse em Santa Adélia - 2020
Novos conselheiros tutelares tomam posse em Santa Adélia - 2020 PDF Imprimir E-mail
Seg, 27 de Janeiro de 2020 17:28

Posse Conselho Tutelar 1

No dia 9 de janeiro tomaram posse, em Santa Adélia, dez conselheiros tutelares para o mandato de 2020 a 2024. Dentre estes, cinco são titulares e cinco suplentes.

A eleição para conselheiros tutelares aconteceu no dia 6 de outubro de 2019, na Creche Escola Centenário, e contou com 23 candidatos e um número expressivo de eleitores interessados em participar desse processo de escolha. “O voto é facultativo e ainda assim tivemos um número alto de comparecimento nas urnas”, comentou a secretária do Bem-Estar Social e presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcela Alvares.

Foram 1.192 votos nominais, 10 votos em branco e 08 nulos que resultaram na classificação para titulares de Marli Aparecida Aranha Bordini, Juliana Sueka Ofuji, Diogo do Nascimento Nunes Silva, Patrick Thiago Mendonça e Eder Waldir da Silva. Como suplentes foram eleitos Fabiana Andreia Esteves, Renan José da Silva, Marize de Fátima Cavalini Lanza, Luciana Florentino e Sandra Aparecida de Oliveira.

Todo o processo eleitoral foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e acompanhamento do Ministério Público.

A posse dos conselheiros tutelares aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e, além dos candidatos eleitos, contou com a presença de seus familiares, da secretária do Bem-Estar Social e do prefeito Guilherme Colombo da Silva, que assinaram o Termo de Posse.

Os conselheiros tutelares eleitos participarão de uma capacitação de oito horas para que sejam orientados sobre as atribuições da função, quais suas responsabilidades frente à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“É previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente que o Conselho Tutelar deve zelar pelo cumprimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente e que essas leis sejam preservadas e alocadas no dia-a-dia. É uma tarefa árdua e um desafio a ser vencido, pois são muitos os obstáculos. Desejo a vocês um bom trabalho”, disse o prefeito.

A sede do Conselho Tutelar fica na rodoviária entre a avenida Santa Adélia e a rua Coronel Reliquias de Souza Guimarães, onde estava instalada a base da Polícia Militar. Os telefones são (17) 3571-2035 e (17) 99772-7904.

Conselhos Tutelares – Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis.Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.

Posse Conselho Tutelar 2