contadeagua
holerite-oline.jpg

Mapa da cidade

Clique sobre a imagem

mapa_small

Fotos da Cidade

Links Úteis

BannerMunicipioVerdeAzul

Mais de 4 mil mudas são plantadas na Estação de Tratamento de Esgoto
Seg, 22 de Maio de 2017 14:18

Árvores foram plantadas no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Adélia

Patrícia Cavalini

A Prefeitura de Santa Adélia, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, plantou mais de 4 mil mudas de árvores nativas na Estação de Tratamento de Esgoto.

Leia mais... [Mais de 4 mil mudas são plantadas na Estação de Tratamento de Esgoto]
 
Prefeitura complementa recursos do Fundeb para cobrir despesas na Educação
Seg, 15 de Maio de 2017 15:52

Prefeito Guilherme tenta encontrar formas de esticar o cobertor para atender todas as demandas, entre elas as da Educação

Gislaine Sampaio

Imagem: Patrícia Cavalini

Os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), repassados ao município de Santa Adélia não estão sendo suficientes para cobrir as despesas geradas pela folha de pagamento do magistério. A lei determina que 60% dos recursos oriundos do Fundeb sejam aplicados para o pagamento de salários – além de 13º, férias e benefícios ou gratificações, por exemplo. Os outros 40% podem ser direcionados para despesas diversas consideradas como de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), realizadas na educação básica, tais como cursos de aperfeiçoamento ou material didático, por exemplo.

Mas a maior parte dos municípios brasileiros está conseguindo apenas cobrir a folha do magistério com o que recebe do Fundo.

A queda na arrecadação, verificada nos últimos anos e acentuada nos últimos meses, atingiu em cheio este ponto da gestão municipal e Santa Adélia não está fora desta estatística.

Para se ter uma ideia, de acordo com relatório financeiro referente a abril, o repasse neste mês foi de pouco mais de R$ 372 mil. Mas a folha de pagamento dos professores foi de R$ 682 mil, cabendo ao município complementar os valores. “Estamos numa situação difícil, pois temos que dar prioridades para os docentes na aplicação dos recursos do Fundeb, mas o cobertor tem se mostrado curto demais”, avalia o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

A preocupação do prefeito se justifica quando estudamos de onde vêm os recursos que compõem o Fundeb. “É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual composto por impostos, como o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), por exemplo. O Fundeb é retirado do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que é repassado para os Estados que, por sua vez, o repassam para os municípios”, explica Guilherme, deixando claro que, quanto mais cair a arrecadação de impostos, menor será a fatia que os municípios vão receber para fazer frente às suas despesas, entre elas as do magistério, que seriam cobertas pelos recursos do Fundeb.

“A nossa maior esperança é que a retomada da economia, ainda que lenta e praticamente inexpressiva, possa ser uma constante nos próximos meses e que possamos ter um segundo semestre mais promissor”, diz Guilherme.

A expectativa do prefeito tem como pano de fundo a necessidade de atender ao clamor dos professores da rede municipal de ensino de Santa Adélia. “Todos recebem o piso, mas reivindicam a equiparação salarial de acordo com a evolução da carreira no magistério e isso, infelizmente, está fora do alcance da administração neste momento”, disse Sandra Simon, secretária municipal de Educação.

Segundo Sandra, um dos principais compromissos da atual gestão é o de proporcionar aos professores a devida valorização, mas a conjuntura econômica nacional, que atinge o âmago dos cofres municipais, está impedindo levar adiante qualquer projeto neste sentido. “Esta é uma realidade nacional, infelizmente não somos exceção”, diz.

Para o prefeito, o momento é delicado, mas requer bom senso por parte de todos, pois há uma grande expectativa por recuperação. “Assim como todo o país está em estado de alerta para o momento crítico que a economia atravessa, nós também estamos atentos. Temos esperanças de que, muito em breve, possamos rever esta questão, com o fôlego necessário nas finanças públicas, para não comprometer toda a administração”, finalizou.

 
Dia das Mães tem celebração especial com grupo da Terceira Idade
Seg, 15 de Maio de 2017 15:50

Gislaine Sampaio

Imagens: Patrícia Cavalini

O Fundo Social de Solidariedade de Santa Adélia e a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social promoveram um jantar dançante com o grupo da Terceira Idade para celebrar o Dia das Mães.

Leia mais... [Dia das Mães tem celebração especial com grupo da Terceira Idade]
 
Deputado Carlão Pignatari visita Santa Adélia
Seg, 15 de Maio de 2017 15:49

Gislaine Sampaio

Imagens: Patrícia Cavalini

O deputado Carlão Pignatari, do PSDB, esteve em Santa Adélia para um encontro com o prefeito Guilherme Colombo da Silva e sua equipe de governo. A visita aconteceu no dia 5 de maio.

Leia mais... [Deputado Carlão Pignatari visita Santa Adélia]
 
Guilherme e Júnior participam de workshops sobre gestão pública
Seg, 15 de Maio de 2017 15:48

Guilherme e Júnior com Marco Fernandes, assessor da Secretaria Estadual da Fazenda

Evento apresentou ferramentas que podem auxiliar os governos municipais a aumentarem suas receitas, entre elas a PPP – Parceria Público-Privada

Gislaine Sampaio

O prefeito Guilherme Colombo da Silva e o vice-prefeito Júnior Formigoni estiveram em São Paulo, no dia 4 de maio, participando de workshops promovidos pelo governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Fazenda, em parceria com a SP-PREVCOM e DESENVOLVE SP.

Leia mais... [Guilherme e Júnior participam de workshops sobre gestão pública]
 
Santa Adélia realiza pré-conferência de Assistência Social
Seg, 15 de Maio de 2017 15:46

Prefeito Guilherme, vice Junior, secretárias Marcela e Sandra, primeira-dama Jucieli e participantes da primeira pré-conferência de Assistência Social

Patrícia Cavalini

A Secretaria Municipal do Bem-Estar Social realizou no dia 8 de maio, a primeira pré-conferência de Assistência Social.

Leia mais... [Santa Adélia realiza pré-conferência de Assistência Social]
 


SELATUR (Secretaria de Esporte Lazer e Turismo)

Selatur