Home Social Palestra sobre racismo é ministrada para beneficiários de programa sociais
Palestra sobre racismo é ministrada para beneficiários de programa sociais PDF Imprimir E-mail
Ter, 07 de Maio de 2019 07:54

Reuniao Bolsa Familia

Patrícia Cavalini

No dia 24 de abril, a Secretaria Municipal do Bem Estar Social realizou no Centro de Lazer do Trabalhador Mário Vechiato – Panelão, mais uma reunião com beneficiários dos programas Bolsa Família e Renda Cidadã e o tema em destaque foi o racismo.

A palestrante foi a secretária do Bem Estar Social Marcela Alvares. Inicialmente os beneficiários foram levados a refletir se existe racismo no Brasil, para tanto, foram apresentados alguns dados estatísticos alarmantes sobre a realidade socioeconômica de negros e pardos no Brasil.

Em 2018, o índice de mortes entre negros e pardos estava na casa dos 40,2 para 100 mil pessoas, enquanto o índice de brancos é de 16 para cada 100 mil, segundo o Atlas da Violência 2018 (estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública). Segundo a PNAD, do contingente de 12,5 milhões de pessoas que procuraram emprego e não encontraram, 52,2% eram pardos, 34,7% eram brancos e 12% eram pretos. Por fim, 63% das crianças e adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil em 2017 eram negras de acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Após as reflexões sobre a situação de racismo no Brasil, os participantes assistiram aos vídeos “Tá bom pra você?” e “Comparando bonecas”. Ambos falam sobre a importância da representatividade, principalmente na infância e adolescência. “As crianças e adolescentes precisam sentir-se representados na indústria audiovisual, pois, caso contrário, os estereótipos racistas que foram construídos historicamente sobre a imagem e o comportamento do povo negro vão continuar cristalizados como se fossem naturais, quando, na verdade, são construções sociais”, finalizou a secretária.