Home Meio-Ambiente Parceria entre Prefeitura e Usina Colombo recupera erosão em açude
pdf-icon Resolução conselho municipal de meio ambiente pdf-icon Guia de Arborização Urbana
Parceria entre Prefeitura e Usina Colombo recupera erosão em açude PDF Imprimir E-mail
Seg, 23 de Setembro de 2019 12:15

Acude antes 1

Patrícia Cavalini

Uma parceria entre a Prefeitura de Santa Adélia e a Usina Colombo possibilitou a recuperação de uma grande erosão em um açude próximo ao Ribeirão dos Porcos.

"O açude fica em uma propriedade particular, mas caso tivéssemos um rompimento, causaria problemas ambientais graves na região, atingiria estradas utilizadas por produtores rurais e chegaria ao Ribeirão dos Porcos, por estes motivos, a Prefeitura interveio com a ajuda da Usina Colombo", disse o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

A erosão nada mais é do que a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água ou vento. A erosão destrói as estruturas que compõem o solo. Estas são transportadas para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos d'água. Neste caso, a erosão além de estar colocando em risco o açude, também já havia prejudicado a estrada ao lado, impedindo a passagem de veículos e pedestres.

Esta erosão começou pequena, mas devido às chuvas, ventos e outros fatores, foi aumentando até que sua recuperação era necessária para que não houvesse estragos maiores. "A equipe da Prefeitura está sempre percorrendo a zona rural, atenta aos problemas que surgem, como erosões, buracos e reparos nas estradas", explicou Guilherme.

"Agradecemos a Usina Colombo, mais uma vez, pela parceria. Esta união de forças para realizar reparos, consertos e recuperar estragos nos possibilita cuidar melhor da nossa cidade, das nossas estradas e do nossa população", finalizou o prefeito.

Acude Depois 8