Home Saúde Prefeitura alerta população para dengue; até agora, Santa Adélia registrou sete casos
Prefeitura alerta população para dengue; até agora, Santa Adélia registrou sete casos PDF Imprimir E-mail
Ter, 19 de Março de 2019 11:10

mapeamento casos dengue

A Secretaria de Saúde de Santa Adélia divulgou essa semana os números da dengue no município. Até agora, foram feitas 30 notificações. Desse total, foram confirmados sete casos, 14 foram descartados e nove ainda aguardam resultado dos exames.

Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Franco, a eliminação dos criadouros é a principal ação de combate ao Aedes aegypti. “Por isso pedimos que toda a população redobre os cuidados com suas casas, quintais e terrenos. Várias cidades da região já decretaram epidemia da doença, então devemos ficar atentos”, alertou.

A coordenadora do Sercesa (Serviço de Controle de Endemias de Santa Adélia) Fernanda Bolognini Franco, informou que os agentes de vetores ainda estão encontrando muitas larvas nas casas. “Caso a  pessoa for diagnosticada com dengue ou mesmo suspeito, deve começar a usar repelente imediatamente”, lembrou a coordenadora.

A Prefeitura está realizando vistoria de rotina nos imóveis, bloqueio-controle de criadouros em situações de casos suspeitos, bloqueio de nebulização em casos confirmados, vistoria e pesquisa larvária em imóveis especiais e pontos estratégicos.

“Mas é importante que a população elimine todos os criadouros  das residências, pois a nebulização é feita mediante o caso confirmado e o inseticida vai matar somente os pernilongos que estão voando, mas as larvas e os ovos continuam vivos”, informou Fernanda.

Ao lado, está um mapeamento das notificações realizadas em Santa Adélia. “Estão faltando no mapa três notificações, duas em Botelho e uma de morador de zona rural, mas que já foram descartados”, finalizou a coordenadora.

Cuidados

Febre, dor no corpo, dor em torno dos olhos e prostração são alguns dos sintomas da dengue. Caso apareçam, é necessário procurar o serviço de saúde para ser avaliado por um profissional da medicina, uma vez que há a circulação do vírus da dengue no município.

Caso o paciente já tenha passado por uma avaliação e seja classificado com suspeita de dengue, é importante aumentar a hidratação, com a ingestão de muitos líquidos; manter repouso e ficar alerta para sinais de agravamento, como dor abdominal. Um adulto saudável deve tomar pelo menos dois litros de água por dia, já um paciente com suspeita de dengue, deve ingerir pelo menos seis litros de água ou isotônico por dia. Em caso de dor abdominal ou sangramento, deve-se retornar ao serviço para outra avaliação. É necessário ainda realizar todos os exames nos prazos indicados.

Outro cuidado é com a medicação: nenhum medicamento com ácido acetilsalicílico, como aspirinas, deve ser utilizado. Na consulta médica, é necessário perguntar qual o analgésico e antitérmico recomendado em caso de dengue.

Medidas adicionais são o uso de repelentes e roupas com manga comprida para evitar picadas do mosquito. A prevenção se completa com a eliminação de criadouros do mosquito: recipientes que possam acumular água devem ser eliminados, cobertos ou mantidos com a boca para baixo. Isso inclui ralos externos, calhas, caixas d’água, reservatório de água pluvial (chuva), prato de vasos de plantas e mesmo o reservatório de degelo da geladeira.