piloto_floresta_urbana.jpg

Home Administração Prefeitura constrói sarjetão em cruzamento de Santa Adélia
Prefeitura constrói sarjetão em cruzamento de Santa Adélia PDF Imprimir E-mail
Ter, 11 de Junho de 2019 09:30

Sarjetao - Ferruchio com Sete de Setembro 5 

Patrícia Cavalini

A esquina da rua Ferrucchio Maneshi com a rua Sete de Setembro recebeu uma obra importante para o escoamento de água da chuva e daquela água que escorre diariamente pela guia, além da conservação da pavimentação: o chamado sarjetão.

A intervenção foi executada pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Santa Adélia, que explicou que os sarjetões direcionam as águas pluviais para as bocas de lobo, evitando água empoçada nas ruas e desgaste de pavimento.

De acordo com o prefeito Guilherme Colombo da Silva, o sarjetão "é um importante canal, construído de forma triangular longitudinal, para coletar e conduzir as águas superficiais das ruas e das calçadas e levá-las para os pontos de drenagem, como bocas de lobo e galerias".

A construção do sarjetão aumenta a vida útil do asfalto, pois o concreto tem mais durabilidade que a massa asfáltica. "É comum ocorrerem fissuras no asfalto, por conta do constante tráfego de veículos. Estas fissuras permitem a entrada de água, o que acaba provocando buracos e estragando o asfalto, o que não ocorre no concreto dos sarjetões", explica o prefeito.