Home Administração Prefeitura e Câmara participam do Ciclo de Debates do TCESP
Prefeitura e Câmara participam do Ciclo de Debates do TCESP PDF Imprimir E-mail
Seg, 20 de Maio de 2019 10:52

Ciclo de Debates TCESP 1

O prefeito de Santa Adélia, Guilherme Colombo da Silva, e os servidores Luiz Sergio Donato Junior (procurador jurídico), Ailton Silva (tesoureiro), Reginaldo Aranha (licitação) e Dolores Aparecida Cruz (contabilidade) participaram no último dia 9, em Araraquara, da 23ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e organizado pela Secretaria-Diretoria Geral (SDG) e Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSFs), juntamente às unidades regionais do TCE no Estado.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Manoel Carlos Palma (Abacaxi), os vereadores Michel Aranha, Jéssica Guerra e Flávio Pinheiro, além dos servidores Antônio Élcio Benatti, Maiara Cardozo e a procuradora jurídica Ana Carolina Zanquetta.

O evento é promovido há 23 anos ininterruptos pelo TCESP e a edição de 2019 vem percorrendo todo o Estado de São Paulo desde março, com encontros nos 20 municípios que sediam unidades regionais, no interior e no litoral do Estado.

As atividades têm como propósito principal orientar os gestores públicos sobre temas relevantes afetos à aplicação de recursos, transparência, controle interno e acesso à informação, entre outros.

Antônio Roque Citadini, presidente do TCESP, destacou aos presentes que o órgão não pode ser apenas punitivo, mas também deve orientar os municípios, que enfrentam forte crise financeira. “Vivemos a maior crise do País na história, uma queda brusca de receitas. Nós procuramos trabalhar no sentido de ajudar, reconhecer o drama que os municípios vivem”, afirmou.

“É fundamental esse trabalho do Tribunal de Contas, de vir até o interior e orientar os gestores na administração sobre o dia a dia dos municípios. Dessa forma, o TCE cumpre seu papel, além de fiscalizar as ações das prefeituras. Prefeituras que, inclusive, estão sofrendo muito com a crise financeira e a diminuição de repasses de dos governos estadual e federal”, disse o prefeito.

Ciclo de Debates TCESP 2