BannerMunicipioVerdeAzul

Home Meio-Ambiente Prefeitura e Fazenda Santa Sofia preparam projeto ambiental
RS3 – Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Plano Municipal de saneamento básico Guia de Arborização Urbana
Prefeitura e Fazenda Santa Sofia preparam projeto ambiental PDF Imprimir E-mail
Seg, 13 de Novembro de 2017 12:05

A Prefeitura de Santa Adélia e a Fazenda Santa Sofia se uniram para a realização do projeto ambiental Semeando o Futuro.

A ação foi concretizada em reuniões que aconteceram no dia 1º de novembro, no Paço Municipal com a presença do prefeito Guilherme Colombo da Silva, do vice-prefeito Junior Formigoni, do empresário Luiz Eduardo Raffaeli, da secretária da Educação Sandra Simon, da coordenadora de Meio Ambiente Flávia Banhos Hercolin, das diretoras das escolas municipais de Ensino Fundamental e da bióloga e Ph.D. pela UCLA (University of California, Los Angeles), Ana Paula Giorgi, que comandará o projeto.

“Nosso objetivo é fazer com que as crianças não só aprendam a preservar o meio ambiente, mas se envolvam mesmo com a natureza, por isso, elas serão levadas para experiências e aulas, uma vez por mês, aos sábados, na Fazenda Santa Sofia”, explicou o empresário Luiz Eduardo.

Serão selecionados alunos de 6 a 10 anos das escolas municipais, através de um concurso. “Em parceria com a Secretaria da Educação, propusemos que os alunos façam um desenho com uma sugestão para melhorar o Meio Ambiente de Santa Adélia. Os alunos com as sugestões mais interessantes serão selecionados para participar dessa jornada bem de pertinho, como copilotos (muitas vezes pilotos) da nossa equipe”, explicou a bióloga Ana.

O objetivo é trabalhar com os alunos os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da ONU – a Organização das Nações Unidas. São 17: Erradicação da pobreza; Fome Zero; Boa saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água limpa e Saneamento; Energia acessível e limpa; Emprego digno e Crescimento econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida de baixo d'água; Vida sobre a terra; Paz, Justiça e Instituições fortes; e Parcerias em prol das metas. “Usar os ODS tem como intuito a conscientização que o meio ambiente transcende às questões da ecologia porque envolve a reestruturação em todos os setores da sociedade, além de fortificar a ideia de que sustentabilidade significa atender as necessidades que temos hoje, sem prejudicar os recursos naturais que também devem ser utilizados pelas gerações futuras”, explicou Flávia.

“Quando o Luiz Eduardo nos propôs a parceria para este projeto aceitamos de pronto, pois além das aulas teóricas elas vão colocar em prática o que vão aprender. E também estarão em um lugar de importância histórica para Santa Adélia, na Fazenda Santa Sofia, onde nosso município nasceu”, disse o prefeito Guilherme.

“Com este projeto com certeza vamos transformar nossa cidade e nosso planeta em um lugar melhor. As crianças já crescerão com a consciência de preservação do Meio Ambiente”, finalizou a coordenadora Flávia.

O Projeto Semeando o Futuro será lançado oficialmente no dia 1º de dezembro, na Fazenda Santa Sofia, com a divulgação dos alunos vencedores e que participarão do projeto em 2018.