piloto_floresta_urbana.jpg

Home Saúde Prefeitura entrega kits de higiene bucal para alunos da rede municipal
Prefeitura entrega kits de higiene bucal para alunos da rede municipal PDF Imprimir E-mail
Seg, 27 de Maio de 2019 14:08

Entrega Kit de Saude Bucal 2

Os alunos da rede municipal de ensino de Santa Adélia receberam na semana passada kits de higiene bucal. A ação foi realizada pela Coordenadoria Odontológica em parceria com a Secretaria da Saúde e Prefeitura Municipal. O kit inclui escova de dente, pasta, fio dental e antisséptico bucal e um estojo personalizado.

Segundo o secretário da Saúde, Fabrício Franco, os kits foram adquiridos através de recursos do programa estadual Sorria São Paulo, que tem como objetivo investir na Atenção Básica em Saúde Bucal. "A distribuição de um kit por aluno visa estimular a prática do cuidado com a higiene bucal, que deve ser feita corretamente desde os primeiros anos da criança", disse o secretário.

Segundo o coordenador odontológico, Márcio Bergamasco, ações do setor de saúde envolvendo diretamente as crianças reforçam a atenção à saúde bucal. "Nosso objetivo é mostrar às crianças o quão importante é manter hábitos saudáveis nos cuidados com a higiene bucal. Com a entrega destes kits nós visamos estimular a prática da escovação na escola para que se torne um hábito em casa, prevenindo cáries e consequentemente problemas mais sérios", explicou.

Márcio também informou que o setor visita as escolas e ensina a forma correta de escovação, do uso do fio dental e tira dúvidas dos alunos. "Daqui seis meses, o kit é substituído por um novo, com todos os itens, para que os alunos continuem fazendo sua higiene bucal corretamente", contou.

A secretária de Educação, Sandra Simon, ressaltou a importância da parceria entre as duas secretarias. "Esta união traz benefícios porque é voltada à prevenção dos alunos e isso é muito importante".

"Nosso compromisso com as crianças da rede é contínuo, pois alunos com a saúde em dia se concentram em suas tarefas e aprendem com maior facilidade. Ver na prática esse trabalho de união entre os setores de Saúde e Educação é gratificante, pois mostra o empenho da nossa equipe no cuidado com a saúde das nossas crianças, ao garantir o cuidado com a saúde bucal desde pequenos", disse o prefeito Guilherme Colombo da Silva, que participou da distribuição dos kits ao lado da secretária da Educação, Sandra, e do secretário Fabrício Franco.

"Saber que alunos vão ter materiais que garantirão uma saúde dentária é gratificante. Ensiná-los desde cedo como  escovar os dentes e se comportar com a saúde bucal é de suma importância", finalizou o prefeito.