Home Administração Prefeitura faz sarjetões em cruzamentos de Santa Adélia
Prefeitura faz sarjetões em cruzamentos de Santa Adélia PDF Imprimir E-mail
Ter, 12 de Maio de 2020 15:44

Sarjetoes 1

Cruzamentos de ruas e avenidas de Santa Adélia estão recebendo sarjetões, obra importante para o escoamento de água da chuva e daquela água que escorre diariamente pela guia, além da conservação da pavimentação. Segundo o prefeito Guilherme Colombo da Silva, essas obras já estavam previstas no cronograma e como são importantes para o município, estão sendo realizadas mesmo com diversos serviços em suspensão devido à pandemia.

De acordo com o departamento de Engenheira da Prefeitura, os sarjetões são importantes canais, construídos de forma triangular longitudinal, para coletar e conduzir as águas superficiais das ruas e das calçadas e levá-las para os pontos de drenagem, como bocas de lobo e galerias.

A construção destes sarjetões aumenta a vida útil do asfalto, pois o concreto tem mais durabilidade que a massa asfáltica. “É comum ocorrerem fissuras no asfalto, por conta do constante tráfego de veículos. Estas fissuras permitem a entrada de água, o que acaba provocando buracos e estragando o asfalto, o que não ocorre no concreto dos sarjetões”, explicaram os engenheiros da Prefeitura.

Muitas pessoas questionam o tempo, geralmente de sete a dez dias, em que o local da obra fica interditado. Mas a medida é necessária para permitir a cura do concreto. O prefeito Guilherme Colombo da Silva pede a compreensão dos moradores onde os sarjetões foram construídos. “São pelo menos dez dias em que não pode haver nenhum tipo de impacto ou peso na área concretada e por isso o trânsito nestes locais fica impedido. Pedimos a compreensão de todos, pois são obras essenciais para que o trânsito fique melhor, proporcionando mais conforto e segurança para os motoristas. Em breve, outros pontos também receberão os sarjetões”, afirmou.

O prefeito também lembra que os entulhos que ficam no entorno dos sarjetões concretados estão ali de propósito, para evitar que qualquer pessoa ou veículo passe sobre a área recentemente concretada.

Sarjetoes 2

Sarjetoes 3