BannerMunicipioVerdeAzul

Home Meio-Ambiente Prefeitura investe na compra e utilização de cartuchos remanufaturados
RS3 – Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Plano Municipal de saneamento básico Guia de Arborização Urbana
Prefeitura investe na compra e utilização de cartuchos remanufaturados PDF Imprimir E-mail
Seg, 07 de Agosto de 2017 13:35

A Prefeitura de Santa Adélia vem adotando o conceito de reutilizar materiais, e ou adquirir materiais passiveis de reutilização ou reciclagem. O objetivo é contribuir com a preservação ambiental e com a redução do uso de recursos naturais não renováveis.

Por isso, há algum tempo utiliza cartuchos para impressoras remanufaturados. Todos os setores da Administração utilizam este cartucho. “O processo de remanufatura impede que cartuchos descartados se tornem resíduos prejudicando o meio ambiente, pois um cartucho vazio demora 100 anos para ser absorvido pela natureza”, informa a coordenadora de Meio Ambiente, Flávia Banhos Hercolin.

“Além dos benefícios que a remanufatura proporciona ao meio ambiente, um cartucho de toner para ser produzido utiliza 20% de mão de obra enquanto um cartucho remanufaturado utiliza em média 55%. Para cada cartucho reciclado, economiza-se 5 litros de petróleo, além de se diminuir o lixo jogado no planeta”, conta a coordenadora.

Quando se utiliza um cartucho remanufaturado, há economia. O cartucho remanufaturado passa por diversos procedimentos para tornar-se reutilizável. Apesar de ser usado como sinônimo de recarga ou reciclagem para os profissionais, a remanufatura tem um objetivo muito diferente – preservação ambiental.

No processo de remanufatura dos cartuchos é removida a barreira que reduz a quantidade de tinta na carcaça utilizando dessa forma todo o espaço de tinta, ampliando a carga de tinta do cartucho.

Uma impressão não consiste somente em passar a tinta para o papel. Mas, corresponde a um sistema integrado de impressora, substrato e tinta. Não é possível alcançar uma boa impressão, sem saber o suficiente sobre as particularidades do cartucho e da impressora, o equipamento necessário, incluindo papel a ser impresso e a tinta a ser utilizada. Hoje, já se pode oferecer economia ao usuário aliada à qualidade de impressão e rendimento igual aos novos.

Prefeitura de Santa Adélia sói utiliza cartuchos remanufaturados