Home Educação Proerd realiza formatura para alunos de Santa Adélia
Proerd realiza formatura para alunos de Santa Adélia PDF Imprimir E-mail
Ter, 13 de Dezembro de 2016 15:01

Um momento de festa, respeito e compromisso. Assim foi a formatura dos alunos dos 5º anos da rede municipal de Educação de Santa Adélia que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Participaram alunos das escolas “Robe Ramalho de Miranda Abdo”, “Dr. Luiz Dumont”, “Diego Segura Martins”, “Adelino Honorato Bertolo” e “Iracema de Moraes Marchezini”, do distrito de Botelho.

O evento aconteceu no Auditório Paroquial no dia 29 de novembro e contou com a presença dos pais e familiares dos alunos, além do Capitão André Luis Fernandes, do prefeito Marcelo Hercolin, do Sargento Alisson, da secretária da Educação Néia Novelini da Cruz, a coordenadora do Ensino Fundamental Christian Moraes Junta, diretoras e coordenadoras das escolas municipais.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. É mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

Todos os alunos participantes desenvolveram uma redação sobre o programa. Durante a solenidade, foram premiados as melhores de cada classe. Entre elas, duas foram escolhidas para serem lidas e os alunos receberam prêmios. Os alunos da escola “Dr. Luiz Dumont” fizeram uma apresentação sobre o uso de drogas, além de cantarem uma música composta por eles e pelo professor José Augusto Aranha.

Os dois instrutores do programa foram aclamados pelas crianças. A admiração pelos policiais militares Rosa e Zerbato, demonstraram que as instruções e ensinamentos proporcionados serão lembrados pelo resto da vida.

“Quero agradecer aos policiais militares que estiveram conosco este ano. São pessoas conhecedoras do assunto, que tem um trabalho focado para a prevenção às drogas, sempre estavam acompanhando os alunos. Sabemos como é importante este trabalho de prevenção. E alunos, nunca se esqueçam do que aprenderam este ano”, disse a secretária da Educação Néia Novelini da Cruz.

O prefeito Marcelo Hercolin parabenizou o programa realizado pela Polícia Militar. “Hoje o uso e consumo das drogas é um problema social. Este trabalho que é feito na base, preparando esses jovens, mostrando para eles qual o caminho certo, é o que deve ser feito. Prevenção é a melhor solução”, disse o prefeito. Marcelo também aproveitou o momento para agradecer a todas as diretoras, professores e funcionários pela dedicação e empenho durante os últimos oito anos.

“Como policiais militares vimos muitas coisas ruins, mas quando participamos de uma formatura do Proerd nos dá esperança, pois celebramos a vida. Essas crianças são o futuro do país e por isso devemos alertar e ensinar qual a melhor escolha. O programa educa, forma, dá base para que esse jovem, essa criança quando se deparar com uma situação crítica, difícil, tenha bagagem para trilhar o melhor caminho”, explicou o Capitão André Luis.

No final, todos receberam o mascote do programa e cantaram a música tema, encerrando a cerimônia.