piloto_floresta_urbana.jpg

Home Educação Professores da rede municipal de ensino participam de curso de primeiros socorros
Professores da rede municipal de ensino participam de curso de primeiros socorros PDF Imprimir E-mail
Ter, 16 de Julho de 2019 10:40

Curso Primeiros Socorros Professoras 2

Todos os professores da rede municipal de ensino de Santa Adélia participaram de um curso de primeiros socorros. A capacitação foi ministrada por profissionais que atendem no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Catanduva e foi totalmente gratuita para o município.

Esse curso é uma obrigatoriedade para todos os profissionais que trabalham na Educação. É o que determina a lei 13.722, denominada Lei Lucas, sancionada em outubro de 2018. A lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar-se com um pedaço de cachorro quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e assim evitar a tragédia.

Os primeiros socorros são a assistência inicial dada a uma vítima de lesão ou doença, com técnicas simples que podem ser realizados com equipamentos básicos e geralmente são realizados por leigos até a chegada da assistência profissional.

O curso deu orientações em acidentes na infância – causas e medidas preventivas; primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória, hemorragia, ferimentos, queimaduras, fraturas, entre outros. As aulas foram expositivas e com dinâmicas que possibilitaram a participação, com atividades práticas de simulação e demonstração.

"Esse treinamento foi fundamental, pois a vida das crianças foi confiada a nós pelas famílias e essa iniciativa vem se somar às demais ações para que possamos atender os alunos da melhor maneira, sempre olhando não só pelo pedagógico, mas também pela saúde e o bem-estar de todos", disse a secretária da Educação, Sandra Simon.

"Os professores tinham muitas dúvidas sobre primeiros socorros e estavam aguardando ansiosos por esse treinamento. Às vezes, em uma emergência, ficamos sem saber como agir, mas com as informações recebidas pelos profissionais do SAMU todos já estão orientados", explicou a secretária.

Sandra informou também que nesta semana todos os funcionários que trabalham na rede municipal de ensino, incluindo os motoristas dos ônibus escolares, também estarão participando deste curso. "Até o final do ano, todos os servidores da Educação devem, por obrigatoriedade da lei, ter este curso. E a Prefeitura de Santa Adélia ofereceu para todos, gratuitamente, sem custo algum, nem para os servidores, nem para o município", finalizou.

Curso Primeiros Socorros Professoras 3