Reunião traça ações ambientais intermunicipais para 2020 Imprimir
Qua, 18 de Março de 2020 10:06

Mutirao Lixo Eletronico - Reunio

Patrícia Cavalini

A Prefeitura de Santa Adélia esteve reunida com representantes dos municípios de Pindorama e Itajobi para traçar ações ambientais intermunicipais. A reunião foi realizada no Paço Municipal.

A primeira delas será o Mutirão do Lixo Eletrônico, que já vem sendo realizado há vários anos. A coleta será realizada de 11 a 15 de maio.

Durante a reunião, todos explicaram suas estratégias de sensibilização, discutiram sobre a destinação do material que será coletado, definiram pontos de coleta, entre outros temas.

“Como será uma ação de parceria com os municípios, esta reunião foi essencial para alinhar os pontos e darmos continuidade na divulgação do mutirão”, detalhou a engenheira agrônoma da Prefeitura, Flávia Banhos Hercolin. O coordenador de Meio Ambiente, José Antônio Rigoldi, também esteve presente.

Os moradores já podem ir separando o material que deverá ser coletado durante a campanha ou entregue nos pontos de coleta. No mutirão deste ano serão coletados computadores e sucata de informática (monitores, teclados, mouse, CPU, estabilizador, driver, impressora, etc.); TV’s, celulares, telefones e fax; aparelhos de DVD, videocassete e som; fios, cabos, placas e circuitos eletrônicos.

Além disso, o mutirão também coletará toda a linha branca.São classificados como linha branca os eletrodomésticos de maior porte, como geladeira, fogão, micro-ondas e freezer, que historicamente têm como finalidade principal atender as necessidades básicas de uma residência.

“Quem já tiver algum desses materiais e não pode armazenar em sua casa até a data do mutirão, pode levar o material até a Casa da Agricultura, que é o nosso Ecoponto”, explicou Flávia.

“Esta campanha é muito importante para as cidades, porque damos destinação correta a materiais altamente poluentes e que geralmente a população não sabe como e onde descartar”, finalizou José Antônio.

A parceria entre os munícipios também realizará um mutirão de coleta de pilhas e baterias. Em breve serão divulgadas as datas e locais de coleta.